[[date:%A, %d %B %Y]]

Jogo de cena

Editorialpoliticagem

Jogo de cena

Feitas as contas da divulgação oficial do reajuste e do tempo entre ação e reação, a Câmara levou exatos 47 dias para 'acordar'.  

A Câmara Municipal enviou um pedido formal ao prefeito Izaias Santana (PSDB) reivindicando a suspensão da cobrança da taxa de lixo aos moradores de Jacareí. Em meados de fevereiro, a Prefeitura informou que a taxa terá vencimento em 15 de abril. (leia reportagem na página 3)

No ofício nº 81/2024, divulgado durante a sessão da última quarta-feira (13), os 13 vereadores justificam o pedido devido ao aumento de mais de '50% verificado no valor da taxa' para o exercício de 2024. Em alguns casos, esse valor chega a 100% do cobrado no ano passado como reclamam munícipes em nossas redes sociais.

Feitas as contas da divulgação oficial do reajuste e do tempo entre ação e reação, a Câmara levou exatos 47 dias para 'acordar', uma vez que o Decreto nº 1.054, publicado no Boletim Oficial do Município de 26 de janeiro de 2024, deixava clara a intenção do executivo de promover a cobrança.

Certamente, o comportamento dos nossos 'representantes da população' teria sido o do silêncio total diante do tema não fosse a repercussão que o caso provocou e, principalmente, o ano eleitoral de 2024.

O custo dos serviços da coleta de resíduos projetado para 2024 é de R$ 26,6 milhões. Em 2017, primeiro ano da gestão Izaias que está em seu segundo mandato, Jacareí pagou pouco mais de R$ 13,2 milhões para a realização dos serviços. Até aqui, o reajuste se justifica pelos números e o aumento nos serviços que o Município é obrigado a realizar via Concessionária.

O que não nos convence é o comportamento dos vereadores de Jacareí, que agora pedem uma Audiência Pública para maiores esclarecimentos da atual administração. Eles tentam empurrar para o outro lado da praça um problema que deveria ser minimamente discutido, em seu tempo, entre Prefeitura e Câmara, se realmente a Casa estivesse disposta a fiscalizar. Enfim, tudo não passa de um 'jogo de cena' em ano de eleições municipais.

É a nossa opinião. 

 

Comentários:

Nenhum comentário feito ainda. Seja o primeiro a enviar um comentário
Já Registrado? Acesse sua conta
Visitante
Sábado, 27 Abril 2024

Ao aceitar, você acessará um serviço fornecido por terceiros externos a https://diariodejacarei.com.br/

No Internet Connection