Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 11/08/2017 às 15h33
A Sereia e o Dragão


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Caminhando pela Rua Luiz Simon, topei com Professor Marcelo do Registro Civil. O famoso endereço e o sábio afonsino merecem textos de per si (talvez nas próximas semanas), mas vamos logo ao que interessa: o mestre indicou-me a exposição de quadros e esculturas de Clóvis Masson, no EducaMais Jacareí.

O tabelião desconhecia o prédio, teceu elogios ao valor arquitetônico da estrutura e reconheceu a destacada liderança afonsina no cenário cultural sul-americano. Especificamente quanto à mostra plástica tratada, a escultura da sereia impressionou-o vivamente, que classificou de ‘peculiarmente autoral’ o estilo das obras do artista.

Fiel vassalo intelectual de Professor Marcelo, não me restou alternativa senão conferir a novidade cultural ‘in loco’ e no mesmo dia. Dei sorte de ainda encontrá-la ali, pois a formidável exposição A Personalidade do Homem já se findou (em 31/7) e está prestes a ser retirada do local.

Mescla de Dali com Jackson Pollock, o jovem Clóvis tem obras expostas nos cinco continentes da crosta terrestre e foi premiado até no Tio Sam. O acervo em exposição é bem variado e mostra um artista de pegada pop – painéis gigantescos em alto relevo, quadros cubistas, esculturas pós-modernas e telas com técnica impressionista e conteúdo surrealista (como o semblante de gato preto observando o banhista embaixo da ponte japonesa).

Topei com a escultura da sereia logo na entrada. Na verdade, só consta o rabo de peixe, destroçado na base e findo numa barbatana de jerivá. Angustiado pelos sinais de violência na separação entre os lados ictioide e humano, orei para que o naco feminino daquele ser mitológico tenha sido amparado pelas valorosas doutoras da ONG Espaço Mulher.

Diferentemente de Professor Marcelo do Registro Civil, a obra que me deu no goto foi Paisagem de Fogo I, cuja sobreposição de formas geométricas e cores elegantes evoca claramente a abertura da novela Champagne, transmitida no horário nobre em 1983.

Menção honrosa merece a cabeçorra de dragão albino com longos pelos negros de piaçava saindo das narinas. Bem assustado, meu filho observou que a língua do bicho estava esturricada, detalhe realmente verossímil para uma boca inflamável.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: