Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 29/12/2017 às 20h16
Câmara encerra ano com quase metade de projetos analisados de autoria do prefeito


ANGELO DE PAULA ANANIAS

BALANÇO
A Câmara Municipal encerra o ano de atividades em 2017 com o total de 119 projetos encaminhados para discussão em Plenário. Destes, 44 de autoria do prefeito Izaias Santana (PSDB) e 75 encaminhados pelos vereadores em 44 sessões ordinárias, em Jacareí.

APROVAÇÃO
Em relação às aprovações e rejeições, 80% das propostas da Casa obtiveram aprovação (60 projetos) e 15 foram rejeitadas em Plenário. Entre os temas apresentados pelos vereadores, destaque para a Saúde (11 projetos), Meio Ambiente (7) e Mobilidade Urbana (seis proposituras). Já os projetos vinculados ao Executivo obtiveram 100% de aprovação.

VETOS
Já os vetos – quando o prefeito, no caso, discorda com o projeto de lei aprovado na Câmara por entendê-lo inconstitucional e/ou contrário ou interesse público – representaram 26% (16 vetos, sendo nove totais e sete parciais) na comparação com o total de projetos dos vereadores aprovados. Quanto às apreciações, os vereadores mantiveram 12 e rejeitaram quatro vetos. Em 2017, a Casa discutiu 18 propostas para concessão de homenagens, títulos de cidadania e denominação de vias e logradouros públicos. Destas, 12 foram aprovadas.

PRÉ-CANDIDATA
Segunda colocada na eleição para prefeita, em 2016, a educadora Ana Abreu promoveu o lançamento de sua pré-candidatura a deputada estadual pelo PSB – Partido Socialista Brasileiro. O evento, realizado no último dia 19 em um hotel da cidade, serviu também para a apresentação da nova executiva do PSB em Jacareí, encabeçada pela funcionária pública municipal aposentada Márcia Barbiéri.

PRESTIGIADA
Nomes da política e autoridades em geral marcaram presença na festa, como o prefeito de Santo Antônio do Pinhal e presidente da CODIVAP, Clodomiro Júnior; a prefeita de Monteiro Lobato, Daniela Brito; o presidente do PPS em Jacareí, Douglas Elias, além do doutor José Gonzaga Pereira da Silva Marques, titular da Delegacia Seccional de Polícia de Jacareí, entre outros.

SEGUNDA COLOCADA
Única mulher candidata a prefeita nas eleições de 2016, Ana Abreu foi a segunda colocada na preferência do eleitorado. A candidata recebeu 21.200 votos, que representaram 19,08% dos votos válidos do pleito, realizado no dia 2 de outubro do ano passado. O advogado Izaias Santana (PSDB) foi o vencedor com 47.286 votos, 42,56% da preferência do eleitorado local.

HISTÓRIA
Em 2014, Ana Abreu foi candidata do PSB a deputada estadual. Ela obteve 12.455 votos, dos quais 9.804 em Jacareí. Entre outubro de 2015 e março de 2016, Ana Abreu ocupou o cargo de secretária estadual adjunta de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que tem como titular da pasta o vice-governador Márcio França, também do PSB, virtual candidato a governador em 2018.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: