Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 12/05/2017 às 14h47
Cultivando turbilhões de ideias e atitudes


BENEDITO VELOSO

Trabalhar na formação de crianças é uma das paixões de Cristiane Mota Viviani desde muito tempo. Levada principalmente pelo gosto que manifestou pela leitura logo que aprendeu o b-a-bá, Cristiane formou-se em psicopedagogia, disciplina que estuda os processos de aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos, e ingressou na rede pública municipal. Ela traz consigo uma espécie de “ecletismo artístico” como característica de família, segundo explica. O avô, José Luís Machado, foi maestro de corporação musical no tempo em que a família morava na cidade mineira de Pedralva.  Carlos Benedito Machado, seu tio, era saxofonista que tocou em Pedralva e depois, quando mudaram para cá em 1960, fez parte da Corporação Musical de Jacareí. A mãe de Cristiane, Didi Machado Mota, foi crooner (cantora) de conjuntos musicais e hoje participa da Noite de Seresta Darcy Reis.

Assim, é natural que Cristiane também tenha pendores para a música, seja frequentadora assídua de grandes shows internacionais quando realizados no Brasil, além de ser artista plástica. Porém, seu forte, confessadamente, é a literatura, arte a que pretende dedicar-se totalmente assim que se aposentar.

Seu pai, Demésio Rodrigues da Mota, conta que Cristiane desde muito jovem “preenchia cadernos e cadernos com poemas que escrevia”. Essa dedicação resultou no primeiro livro, “Turbilhão de poemas da alma”, de 2010, cujo título diz bem do temperamento inquieto, romântico e místico da autora. Um livro infantil veio na sequência: “Cultivando a paz em atitudes”, editado em português e espanhol em 2014.

Desde fevereiro deste ano, Cristiane está trabalhando no espaço infantil da Biblioteca Municipal Macedo Soares. Ali tem oportunidade de executar ações voltadas principalmente a desenvolver nos jovens o gosto pela leitura. Ela inovou com projeto no qual a criança interage com o livro que vai ler, isto é, ela escolhe aquele que mais lhe chama a atenção. Cristiane já tem segundo livro infantil pronto, mas sem data para ser publicado, que deverá sair como consequência dessas ações junto à clientela infanto-juvenil. “É o meu sonho a se realizar”, diz a filha brilhante. Como está prestes a aposentar-se, pode-se dizer que o sonhado projeto está próximo de tornar-se realidade.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: