Quinta-feira, 23 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 14/07/2017 às 13h45
Futebol amador como sonhado


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Na manhã do sábado passado (8), fui assistir à final do campeonato de futebol da Paróquia Espírito Santo, em São José dos Campos, no complexo esportivo do Jardim Morumbi.

O São Bento sagrou-se campeão ao derrotar o São Francisco pelo placar de três a zero. A partida foi movimentada, as equipes tinham alguns excelentes jogadores, mas o que chamou atenção foram outros aspectos que deveriam ser replicados em Jacareí.

O estádio é dotado de estrutura para o esporte, com vestiários para abrigar os times, cabine de imprensa e gramado inteiramente cercado por alambrado, evitando o acesso de pessoas estranhas à partida.

O torneio religioso tinha duas regrinhas de ouro inesperadas para o ambiente futebolístico profano: jogador que fizesse falta tinha de pedir desculpas ao adversário e falar palavrão era proibido.

No início da procela, alguns atletas experimentaram descumprir as normas mencionadas no parágrafo anterior e foram sumariamente advertidos com a tarjeta amarela, o que contribuiu sobremaneira para o império da disciplina ao longo dos noventa minutos.

O que se viu dali em diante eram duas agremiações preocupadas somente em jogar futebol. O trio de arbitragem desempenhou tranquilamente a função. Por isso, foi uma bela partida. Prevaleceram o engenho e a arte, não a violência e o mau exemplo.

O espetáculo familiar foi igualmente grandioso na arquibancada, repleta de senhoras recatadas e crianças sadias, aquelas sentadas à sombra, enquanto os miúdos corriam lépidos pela beira do alambrado.

A finalíssima foi transmitida ao vivo por rádio e televisão católicos. Na linha lateral, aglomeravam-se repórteres de campo e fotógrafos profissionais, em vez dos opressivos traficantes com arma na cinta que contaminam o cenário amador afora.

Nos minutos finais, chegou de batina o Padre Luiz Fernando, que aguardou o apito derradeiro para abençoar no grande círculo os contendores. O campeonato foi um sucesso tão retumbante, que o plano é expandi-lo em 2018. Oxalá tenhamos o Diocesano, em que o São Bento tentará o bicampeonato.

Apreciei o desempenho do santo campeão. Ouso mui respeitosamente afirmar que teria palpável chance de também ganhar do São Paulo, na atual conjuntura fracassada do Tricolor.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: