Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 20/08/2012 às 22h19
Giro pela cidade


ANGELO DE PAULA ANANIAS

PRIMEIRA VEZ
Nas eleições deste ano, pela primeira vez, a cidade de Ananindeua, no Pará, terá a veiculação do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio com programas de candidatos que pretendem administrar a cidade. Embora o município não tenha uma emissora geradora, a Justiça Eleitoral do Pará entendeu que há condições técnicas de transmissão, a partir da cidade vizinha de Belém, e que o município atende, portanto, os requisitos do Artigo 48 da Lei das Eleições.

ECONOMIA
Localizada na região metropolitana de Belém, Ananindeua já foi considerada cidade-dormitório da capital paraense e, atualmente, tem a segunda maior economia do Pará com um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 3,2 bilhões. A população chega a quase 472 mil habitantes de acordo com o Censo de 2010, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o segundo município mais populoso do Pará e o terceiro da região amazônica.

EM UM ANO
Em menos de um ano, o município de Marabá, no Pará, registrou um aumento significativo do eleitorado. De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 144.248 pessoas estão aptas a votar no dia 7 de outubro deste ano, o que representa 5.554 pessoas a mais do que o número de eleitores participantes do plebiscito que rejeitou a proposta de divisão do estado do Pará, em dezembro de 2011. Marabá é o quarto município em números de eleitores do Pará, ficando atrás de Belém, Ananindeua e Santarém.

VISITA ILUSTRE
O prefeito Hamilton Mota (PT), candidato à reeleição, encontrou-se com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, no último domingo (5), em Jacareí. Com a presença também do deputado estadual Marco Aurélio, o ministro conversou com candidatos a vereador da coligação, além de candidatos a prefeituras de outras cidades do Vale do Paraíba.

SÓ NA TELINHA
A primeira sessão da Câmara Municipal de Jacareí, após o recesso parlamentar de julho, estava praticamente 'às moscas' na terça-feira (7). Por volta das 17h, quando utilizou a tribuna, o vereador Marino Faria (PT), dirigiu-se aos telespectadores da TV Câmara enfatizando que o plenário estava vazio naquele momento. Pelas imagens da TV dava pra perceber que nem os assessores acompanhavam o pronunciamento de seus comandantes. Uma fonte informou a este jornalista que, a grande maioria, estava nos gabinetes assistindo ao jogo da seleção brasileira de futebol pelas Olimpíadas.

IPTU
O vereador Adriano da Ótica (PPS) solicitou ao prefeito que viabilize a isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e remissão de dívida ativa para quatro clubes da cidade: o EC Elvira, Clube de Campo - Trianon, Ponte Preta e Clube da Saudade. O vereador sugere que, em contrapartida, a prefeitura possa, por meio de convênio, utilizar as instalações para a realização de atividades e eventos.  Adriano justifica o pedido afirmando que essas entidades
"não possuem as mesmas condições financeiras de décadas atrás". Pergunto: e as empresas e o cidadão comum que pagam seus impostos em dia, onde fica nessa história?

ENQUETE
Participe das enquetes do Diário de Jacareí. Após consulta feita sobre os candidatos a prefeito, queremos saber: 'Seu voto para vereador vai para um nome que está na Câmara ou para um nome novo?' Até o início da noite de sexta-feira (10), o resultado apontava o seguinte:  83% dos internautas pretendem votar em um nome novo;  10% dizem que irão votar em um nome que está na Câmara e 7% dos internautas ainda estão indecisos. A enquete não tem valor estatístico. Acesse www.diariodejacarei.com.br e confira!

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: