Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 20/08/2012 às 13h01
Giro pela cidade


ANGELO DE PAULA ANANIAS

EX-PREFEITOS
O grande número de ex-prefeitos que se candidataram este ano para voltar ao cargo é um fato que divide opiniões no meio acadêmico. Pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) mostra que mais de três mil candidatos a prefeito nas eleições de outubro já ocuparam o cargo. Eles foram eleitos nos pleitos de 1996, 2000 e 2004. Para alguns cientistas políticos, a busca permanente pelo poder municipal é reflexo de uma democracia incipiente, que possibilita ao candidato estabelecer 'feudos políticos'. Outros, no entanto, consideram a prerrogativa de disputar um cargo que já foi exercido nada além do exercício pleno da democracia, que transfere ao povo o poder de colocar quem quiser no cargo.

DADOS
O cruzamento de dados feito pela Confederação Nacional dos Municípios demonstra, por exemplo, que 1.075 políticos, que foram prefeitos entre 2005 e 2008, querem retornar ao cargo e vão disputar as eleições deste ano. Com 207 ex-prefeitos na disputa, Minas Gerais é o estado com maior número de candidatos a voltar à prefeitura.

UTILIDADE PÚBLICA
A Câmara Municipal de Jacareí aprovou, por 11 votos favoráveis e um contrário, o projeto de autoria do vereador Alex da Fanuel (PT), que declara de utilidade pública a Associação de Educação Personalizada Semente de Vida. Em atividade desde 2000, a entidade oferece educação integral a crianças e adolescentes, bem como a jovens e adultos. Pelo mesmo placar, os vereadores aprovaram também a proposta de alteração da lei municipal que declara de utilidade pública a entidade Geia - Creche Vicente Decária -, de autoria do vereador Edinho Guedes (PMDB). O projeto adequou o texto da lei já aprovada no que diz respeito à razão social da entidade já declarada de utilidade pública, tendo em vista a alteração desse item no contrato social.

EM NOME DO PAI
A Câmara de Jacareí aprovou, ainda, por unanimidade, na terça-feira (14), a propositura do vereador Diobel Fernandes (PSDB), que denomina a Rua Maércio Fernandes, atual Rua Projetada no Jardim Elza Maria. O homenageado, que morreu em 2006, aos 83 anos, era pai do parlamentar e de outros 10 filhos.

ATRAZADINHO 
O trânsito de fim de tarde na capital paulista provocou atraso no início da cerimônia de inauguração do comitê eleitoral do candidato a prefeito de Jacareí, Izaias Santana (PSDB), na noite de quarta-feira (15). Correligionários tiveram que esperar cerca de uma hora e meia para a chegada do deputado Pedro Tobias, presidente estadual da legenda. 

SUBSTITUTO
O partido não confirma, mas o pré-candidato a vereador Vítor Cobrador (ex-funcionário da JTU e atual bacharel em Direito) está sendo preparado pelo PSDB para uma eventual substituição de Diobel Fernandes, cujo registro de candidatura está sendo discutido no Tribunal Regional Eleitoral. De acordo com o calendário eleitoral, a data limite para a decisão é o dia 23 de agosto. Vítor recebeu 928 votos em 2008, quando se candidatou a uma vaga na Câmara de Vereadores pelo DEM.

FIM DO PEDÁGIO
O vereador Edgard Sasaki (DEM) reclama da falta de investimentos na região oeste de Jacareí, que compreende diversos bairros, entre eles o Jardim Paulistano, São João, Jardim Nova Esperança e Nova Jacareí. Durante discurso na Câmara, Sasaki disse que diversos estabelecimentos, localizados na Avenida Lucas Nogueira Garcez, fecharam ou faliram por causa do pedágio instalado no quilometro 165 da Dutra, e que dá acesso a esses bairros. Ele citou os exemplos de um posto de combustível e de um depósito de materiais de construção. Edgard sugeriu a isenção do pagamento do pedágio para moradores, comerciantes e também para caminhões de cargas com entrega na região.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: