Domingo, 23 de Abril de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 24/02/2017 às 12h02
Jacareí Ensandecida


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Reconheço cada canto, conheço muito bem. Ainda estamos em Jacareí, mas parece que passamos a acompanhar a dança louca que tiraniza o mundo.
É bandido e drogado demais pelas ruas. Não há mais sossego. Os inermes moradores da Avenida Antunes da Costa, na região central, sofrem bastante com isso, uma feia vista.

A segurança divina sozinha não dá mais conta. Na praça que era para ser consagrada à Liberdade, a igrejinha perdeu a sua. Foi parar atrás das grades, uma lástima.

Antes da revitalização do Parque dos Eucaliptos Cortados e da inauguração do Parque da Cidade, a praça do Jardim Liberdade foi a joia da coroa da dinastia do proletariado, com pingue-pongue, caminhadas monitoradas, atividades mil e vigilância constante da Guarda Civil.

Depois, o local foi tão esquecido, que até bebê em saco de lixo foi descartado por ali, mais um assassinato impune. Hoje, abriga almas perdidas, escravos da droga, grama crescida. Afugentado está o cidadão de bem. Dá medo passar à noite pelo local.

Doutra banda, chegou o carnê do IPTU. Azulzinho, coisa mais linda. Pena que só aceita pagamento na Caixa Econômica Federal e lotérica. A fila promete ser longa, com a concomitância dos saques das contas inativas de FGTS na Caixa. O jeito é tentar a sorte.

Mas complicado mesmo foi minha última visita ao supermercado, o esporte favorito afonsino. Com uma lista de produtos de limpeza a cumprir, decidi dar uma passada no corredor das bebidas e comprar uma cervejinha artesanal, que ninguém é de ferro. Topei de frente com uma menina de aproximadamente dez anos, que implorava ao pai para comprar sua cerveja sem álcool favorita. Decerto por ter me visto e reconhecido, ele achou mais prudente negar à filha o esdrúxulo desejo.

Voltei para casa pensabundo. Um dilema jurídico flanava em minha mente. Cerveja sem álcool talvez não seja bebida alcoólica, porém tolerância ética tem limites. Criança pode sorvê-la? Sentei para estudar. Desci das estantes alfarrábios e cartapácios. Nenhum doutrinador especializado em Estatuto da Criança e do Adolescente analisou o caso. O jeito será perguntar ao dileto doutor Paulo de Tarso, meu vizinho de coluna.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 ABR
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: