Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 09/06/2017 às 14h58
Nec Plus Ultra


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Perdoem-me os defensores da Villa Branca, tão ocupados em imitar o ‘modus vivendi’ joseense. A Rua Luiz Simon, depois do cruzamento com Lúcio Malta, em direção à Praça dos Três Poderes, é o novo charme de Jacareí.

Graças à iniciativa privada, tantas vezes reprimida e maltratada, renova-se a região mais clara do centro da cidade. Comércio de primeira e lazer cultural mesclam-se harmoniosamente na breve reta.

Tradição é fundamental. Ali bate o coração afonsino. A casa de ração de Beto Passarinheiro e a Drogaria Riachuelo permanecem com o mesmo feitio, remoçadas por pintura e comunicação visual que não apagaram as glórias passadas.

Na calçada direita, abriu uma loja de roupas infantis de boa qualidade e preço camarada. Ao lado dela, a novidade é uma linda casa de alimentação com importados e produtos artesanais. O estacionamento é facilitado por vagas internas.

Um restaurante mexicano passou a colorir o flanco do laboratório, que também reformou a fachada e continua a prestar excelente serviço. Sem contar a suntuosa loja de antiguidades, com seus gramofones e móveis entalhados cada vez mais raros.

A nota triste é o lastimável estado de abandono do Largo do Riachuelo, tomado por pedintes e moradores de rua. Poucos pedestres têm coragem de passar entre os canteiros e apreciar a convidativa sombra do arvoredo. Se o fizessem, notariam que até as placas históricas da última revitalização foram vandalizadas.

Bem em frente, fechou o inesquecível Bar do Português, outrora ponto de encontro de notáveis juristas. Mas nem tudo é lamentação, pois em seu lugar abriu um bar cultural, com chorinho ao vivo nas tardes de sábado suavizado pelo flautista Agnaldo e seus convidados.

Passei de carro e senti a atmosfera alegre. Som em volume adequado, clientela selecionada, mesas na calçada sem fechar o caminho (algo raro de se ver nesse quesito). Nunca vi Jacareí tão bela em espontânea manifestação cultural.

A regular ocupação de espaço público tão estratégico será útil não só para a retomada do Largo do Riachuelo como também para espantar a perigosa marginalidade que assombra a vizinha Praça Elvira Lopes Leal aos finais de semana.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: