Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 12/08/2016 às 10h32
O filho brilhante de seu Pedro Balseiro


BENEDITO VELOSO

O pai sempre é uma figura de referência na vida de cada um. Quem confirma é o “filho brilhante” Demésio Rodrigues da Mota, quando fala de Pedro “Balseiro”, seu pai, de quem se lembra com admiração.

Pedro foi pai de 11 filhos; três no primeiro casamento e oito no segundo. Trabalhava conduzindo a balsa que levava pessoas do bairro de Itapema para o de São Silvestre na outra margem do rio Paraíba do Sul quando ali não havia ponte. Trabalho pesado em que a balsa era conduzida “no braço” e tinha de seguir presa a um cabo de aço para não ser levada pelo rio.

Aos 12 anos, Demésio já acompanhava Pedro nas travessias do velho Paraíba, na época de águas límpidas, muitos peixes e capivaras. Certa vez, quando Pedro não estava por perto, foi salvo pela irmã Aurora, de 13 anos, quando brincavam no ancoradouro. Uma tábua cedeu e ele caiu no rio pela falha do piso. Aurora o agarrou, rápida, pelos cabelos evitando que ele sumisse rio abaixo.

A família morava numa das margens. “Ô seu Pedro!” gritavam o tempo todo pessoas para a travessia. São Silvestre era um recanto de sítios onde plantavam frutas, alimentos básicos e criavam animais de sustento. A mãe de Demésio, Vicentina, fazia doces inesquecíveis com cascas de frutas. Pedro, chefe e conselheiro, procurava passar aos filhos ideias de integridade, da necessidade do estudo, do respeito ao semelhante e de muito trabalho. O lar era simples, mas um local de ser feliz; fora dele, uma arena onde se acumulavam decepções que Demésio as teve muitas, principalmente na política e até no esporte quando tentou apitar futebol.

Demésio, hoje advogado e empresário, sente-se realizado com a base que herdou do pai:  agir sempre com decência, honestidade, simplicidade e coerência em tudo o que fizer. Essa linha é sua norma de vida desde que, aos 16 anos, começou a trabalhar como tipógrafo no jornal “O Combate”, depois foi para a fábrica de papel, hoje Fíbria, elegeu-se vereador e foi vice-prefeito. De política, não quer saber há muito tempo. Do esporte, só ficou com o Corinthians.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: