Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 26/05/2017 às 09h53
O jovem motorista idoso


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O Estatuto do Idoso foi promulgado em outubro de 2003. Tem, portanto, quase quatorze anos de idade. É um adolescente, mas parece superado e precisa de repaginação.

Considera legalmente idoso quem tiver mais de 60 anos. Há três ou quatro décadas, uma pessoa dessa idade era realmente encarada como provecta, mas o avanço da medicina, a divulgação de bons hábitos, o dinamismo da vida moderna, o princípio da igualdade e a revolução dos costumes fizeram o marco etário adotado pelo Estatuto perder sentido e soar prematuro demais.

Dia a dia, prolonga-se a expectativa de vida do brasileiro, o que obriga de tempos em tempos o governo a propor seguidas regras restritivas de reforma previdenciária para manter o sistema com mais contribuintes que beneficiários.

Atualmente, os sexagenários são cidadãos socialmente ativos, joviais e repletos de energia. Viajam para destinos exóticos, praticam esportes radicais, buscam tratamentos estéticos rejuvenescedores, vivem romances tórridos e ainda encaram longas noitadas.

Com tanta alegria de viver, muitos não gostam, com toda razão, de serem tratados de senhora ou de tio pelos mais jovens, e se sentem constrangidos em entrar na fila preferencial dos inválidos e oprimidos.

Mesmo assim, é bom existirem opções de espera exclusiva, atendimento preferencial e assentos reservados no transporte coletivo de passageiros, pois assim se evita a permanência em situações de penosa exigência física que venha deflagrar ou agravar males degenerativos.

Entretanto, o que não se justifica mais é tanta vaga de estacionamento para idosos nos estabelecimentos em geral, principalmente nos de grande porte. Afinal, o motorista de 60 anos teve sua habilitação renovada justamente por estar em ótima condição de saúde.

Nos estacionamentos do shopping center, principalmente aos finais de semana, motoristas rodam, rodam e custam a encontrar uma vaguinha, enquanto existem alqueires quase sempre vazios destinados às mais variadas categorias de vulneráveis.

Existe abuso dos infratores, mas isso também ocorre porque a lei está superada e fora da realidade. A legislação de vagas exclusivas deveria ser una e, especificamente ao idoso, a idade para tirar a carteirona de estacionamento preferencial deveria incontinenti subir ao menos para 70 anos.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 DEZ
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: