Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 22/01/2016 às 10h26
Reflexos da crise


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

O Diário de Jacareí surpreendeu os leitores afonsinos no último sábado(16). Em razão da crise econômica que assola o Brasil, passará a circular impresso somente uma vez na semana, para tristeza de quem gosta de jornal.

A quebradeira geral não vem de hoje. Começou no Carnaval do ano passado. O desfile das escolas de samba jacareienses foi cancelado por motivo de economia. O dinheiro no cofre da prefeitura já começava a minguar.

O ano novo também deixou de ser recebido com rojões e pirotecnia, pois o dinheiro da festa foi acudir a Santa Casa. Um munícipe mais maldoso perguntou: foi para a santa casa de quem? Quanta maledicência. Santa Casa de Misericórdia, ora bolas!

A crise nem sequer poupou o almoço do funcionalismo público municipal. A jornada de trabalho foi reduzida para seis horas diárias, na tentativa de gerar mais economia ao erário. Além do jejum, o novo horário permitiu ao trem da alegria dos comissionados, movido a vil metal, ir à Avenida Paulista apoiar a permanência do governo inepto e corrupto que gerou essa crise. Dois coelhos brutalmente assassinados com uma só cajadada.

A escassez de frutos na cadeia produtiva alastra-se com rapidez de fogo em mato seco: o JAC, pelo jeito, fechou as portas definitivamente, uma vez que o estádio municipal está praticamente em ruínas e sem perspectiva de reforma. A Schrader Bridgeport, quem diria, também não aguentou e foi à bancarrota. E até mesmo o sempre privilegiado Jacareí Basketball apagou as luzes e encerrou atividades por falta de verba.

Mas pena mesmo eu tenho é dos pacientes oncológicos que aguardam sem tratamento, por conta do cenário sombrio. Para quem tem consciência e humanidade, é impossível deixar de pensar na morte dessas pessoas.

Jacareí sobreviverá? Creio que sim. Ou essa crise fechará a cidade inteira? Tomara que não. Uns e outros dizem por aí e querem fazer acreditar que Jacareí só conheceu competência administrativa depois de 2001. Quanto mais o tempo passa, eu vou perdendo essa ilusão e vejo na janela o mesmo município de antes. Enfim, matemos saudade: os velhos problemas estão de volta.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 AGO
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: