Terça-feira, 16 de Janeiro de 2018 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 15/12/2017 às 15h00
Ufanismo Realista


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Há boas cidades por aí, mas nenhuma se iguala a Jacareí em atrativos e encantos. A começar pela localização geográfica privilegiada, entre as duas grandes capitais do Brasil, banhada pelo caudaloso Rio Paraíba, perto do calor do mar e do refrigério montanhês, na porta de entrada do desbravamento bandeirante (também conhecida como Rodovia Dom Pedro I).

No plano político, Jacareí erigiu-se como acrópole brasileira. Enquanto muitas cidades preferem eleger burgomestres semianalfabetos, desorientados no tempo e espaço, o nosso é um refinado intelectual, mestre e doutor da coisa pública pelo Largo de São Francisco.

A tevê Câmara demonstra ao vivo que o parlamento afonsino também é joia rara, perto do que se vê por aí - em vez de palhaços de circo e líderes de quadrilha, é constituído por médicos, condutores de ônibus, advogados, assistentes sociais e biólogas, com nível elevado de discussão e bons projetos de lei. Quem democraticamente discordar com essa constatação basta acionar o controle remoto para Netfflix.

Jacareí é ‘terra mater’ das cervejas mais apreciadas do país.  Desenvolvimento urbano e agronegócio convivem harmonicamente em nosso município. Prova disso é que a maior parte das deliciosas pitaias roxas e da indispensável areia fina de construção civil consumidas na Capital é proveniente da antiga sesmaria de Antônio Afonso.

Ademais, a pujante iniciativa privada afonsina alegra o centro da cidade com pontos comerciais exóticos. Por exemplo, em galeria na Avenida Siqueira Campos, uma loja de moda rural ostenta próximo ao passeio público um cavalo baio em tamanho natural, a imaginariamente relinchar na nuca das crianças.

O esporte jacareiense é pioneiro. Em fevereiro de 2018, Jacareí sediará a primeira corrida pedestre séria de 21 km de extensão na região. Não é por acaso que tudo na cidade se chama Jacareí – a empresa de transporte, a cerveja artesanal, o shopping center, o time de rugby, de futebol e os extintos de basquete e vôlei. Mais que em qualquer outro local, aqui o morador ama a cidade e tem muita sorte. Afinal, dentre oito bilhões de pessoas no mundo, somente 211 mil ganharam na loteria o privilégio de morar em Jacareí.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 JAN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: