Terça-feira, 21 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Coisas de Cinema
Publicado em 02/11/2017 às 17h16
Um debate atual?


RODRIGO ROMERO

O filme ‘Corra!’ tem um enredo que pode soar singelo e inocente, mas se nos aprofundarmos, vamos ver além do horizonte. Rose (Allison Williams) e Chris (Daniel Kaluuya) namoram. Ela, branca e com os olhos claros; ele, negro. Num fim de semana, viajam ao interior, à casa dos pais dela. Chris vai ser apresentado à família. Meio sem jeito, ele topa.

‘Sou o primeiro negro que você se relaciona’, diz ele. ‘Sim, mas por que tanto receio? Vai dar tudo certo’, Rose promete. Ao chegar, Chris, que é fotógrafo, percebe as ‘curiosidades’. Por exemplo: há somente empregados negros: Georgina (Betty Gabriel) é quem limpa a casa; Walter (Marcus Henderson) é o jardineiro. ‘Sei o que você deve pensar.

Mas não se engane com a gente: eu votaria no Obama a terceira vez, se pudesse, claro’, informa Dean (Bradley Whitford), pai de Rose, neurologista famoso. A mãe, Missy (Catherine Keener) é hipnóloga, e vai fazer a diferença na história. O que está por trás dessa cortina de pouca fumaça? Na verdade, há segredos bem longe de nossa vã imaginação.

Chris fica desconfiado, até descobrir tudo, e ficar (quase sem reação). Para piorar, tem um trauma em relação à mãe, difícil de carregar. No meio disso está Rod (LilRel Howery), amigo do fotógrafo, e conselheiro deste também. E em suas sacadas cômicas vive a realidade que ninguém quer crer, nem mesmo Chris? ‘Corra!’ é dirigido e escrito por Jordan Peele, ator, produtor e roteirista...

Aliás, é a estreia dele como diretor. Temas como racismo, subserviência e lavagem cerebral, no pior sentido que isso pode ter, povoam a fita. Peele consegue inserir o espectador dentro da trama de maneira surpreendente. E se nos primeiros minutos temos a sensação de estarmos diante de uma obra de terror, aos poucos nos damos conta de que nós estamos errados.

Essa era da chamada ‘pós-verdade’, com Trump e cia. limitada, alimenta o blocked e faz dele uma ventania em tempos de cismas graves. ‘Corra!’ não se encaixa em gênero algum. É certamente 1 dos grandes filmes de 2017. Tomara que seja finalista no Oscar-18. No fim das contas, sempre leve em conta os absurdos que te disserem. Em alguns casos, é alguma lorota enorme. Duração: 104 minutos. Cotação: ótimo.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 NOV
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Coisas de Cinema

Rodrigo Romero é jornalista desde 2001. Passou por Diário de Jacareí, Diário de Mogi e assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Jacareí. Em 2008 foi para a TV Câmara Jacareí, onde até hoje atua como apresentador e repórter. Escreve há quase dez anos, semanalmente, a coluna 'Coisas de Cinema' no Diário de Jacareí.


E-mail do autor: rodrigoromeropl@ig.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: