Domingo, 23 de Abril de 2017 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 20/01/2017 às 16h01
Um professor inesquecível


BENEDITO VELOSO

O filósofo brasileiro Leandro Karnal lastima-se de que o professor sempre tinha razão quando falava à classe no tempo em que ele fora aluno de escola pública.

A partir de quando Karnal tornou-se professor, o aluno fala e o mestre permanece quieto para não sofrer represálias. “Naquele tempo, a classe ficava de pé quando o professor entrava”, conta; hoje, muitos alunos ficam de pé o tempo todo durante a aula e estão ‘nem aí’ com o professor e o que está sendo ensinado. Atualmente, o ano letivo sofre dois grandes problemas na escola pública: greve de professores que duram dias em um dos semestres e invasão de alunos que impedem as aulas por tempo indeterminado a partir de outro período.

Enfim, o filósofo nunca exerceu com tranquilidade a profissão que escolheu.
O filho brilhante Mário Moraes, que apresento, foi professor durante 40 anos em Jacareí onde teve carreira menos turbulenta e mais gratificante. Viveu a época de ouro da então ‘Athenas Paulista’. Moraes gozou do respeito, admiração e gratidão de milhares de alunos que passaram por suas classes e tem fama de que sob sua administração a escola pública viveu sua melhor fase.

A carreira começou em 1936 com aulas para o curso primário no Grupo Escolar Margarida Galvão (na época preventório de menores). Em 1940, foi nomeado diretor do G.E. Lamartine Delamare, onde permaneceu até 1954. Depois, passou a diretor do G.E. Coronel Carlos porto e aposentou-se em 1976 depois de 40 anos dedicados ao magistério. Simultaneamente, deu aulas de português e latim para o ginasial. Morreu em 2000.

Moraes viveu intensa participação social. Foi chefe do Departamento de Colocação Familiar da prefeitura de Jacareí e diretor do conselho municipal de ensino. Poeta, compunha versos e música sacra. Foi organista na igreja matriz da Imaculada Conceição e, também, uma espécie de precursor local da missa em português, que na época era rezada em latim, ao fazer tradução simultânea da celebração pela então Rádio Clube Jacareí.

Alunos do professor Mário Moraes lembram-se dele com saudade e são unânimes em classifica-lo como um dos exemplos de professor na história da cidade. 

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

23 ABR
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: