Publicidade
Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017 | você está em »principal»Blogs»Plenário
Publicado em 23/06/2017 às 14h41
Vereador de Jacareí cumprirá pena por desobediência à decisão judicial


ANGELO DE PAULA ANANIAS

SERVIÇOS COMUNITÁRIO
O vereador Arildo Batista (PT), que presidiu a Câmara no biênio 2015/2016, terá que cumprir uma pena de 100 dias de serviços comunitários a uma entidade beneficente de Jacareí. O acordo foi firmado diante do juiz Paulo Roberto Cichitosi, na terça-feira (20), com a presença do parlamentar e o Ministério Público, autor de uma ação em 2016 que contestava a criação e ocupação de cargos em comissão durante a sua gestão. Os cargos foram criados pela gestão anterior (2013/2014), comandada pelo ex-vereador e atual secretário municipal de Mobilidade Urbana, Edinho Guedes (PR).

DESOBEDIÊNCIA
O ex-presidente da Casa foi penalizado por suposta desobediência a uma decisão do Tribunal de Justiça, em 2016, que exigia a imediata exoneração dos assessores e a ocupação dos cargos por funcionários de carreira. A exoneração foi feita em maio do ano passado, mas mesmo assim o MP entrou com uma segunda ação alegando que Arildo descumpriu a decisão inicial do TJSP. Na audiência do dia 20, a Justiça concedeu um prazo de cinco dias para que Arildo apresente o nome da entidade devidamente habilitada que contará com seus serviços voluntários para o total cumprimento da pena.

REAJUSTE
Por sete votos favoráveis e seis contrários, a Câmara aprovou na quarta-feira (21) dois projetos de lei – um do prefeito Izaias Santana (PSDB) e outro da Mesa Diretora – que reajustaram em 6%, respectivamente, os vencimentos dos presidentes de autarquias e fundações e dos secretários da prefeitura. A medida tem caráter retroativo a 1º de março de 2017, e eleva para pouco mais de R$ 11.400 mensais os vencimentos dos ocupantes de cargos de primeiro escalão no governo.

FOGOS DE ARTIFÍCIO
Na mesma sessão, a Câmara rejeitou, por unanimidade, projeto da vereadora Sônia Patas da Amizade (PSB), que pretendia incluir no Código de Normas e Posturas a proibição da ‘utilização de fogos de artifício ruidosos, tanto nos espaços públicos como nos privados, com exceção de fogos de vista com ausência de estampidos’. O projeto provocou a manifestação de quase todos os vereadores, a maioria preocupada em deixar de lado a discussão do tema para transformar o plenário em um Corinthians vs. São Paulo. Foi duro de assistir!

EDUCAÇÃO
A construção de uma ‘EMEI’ - Escola Municipal de Educação Infantil - no Jardim Maria Amélia (região sul) e a reforma da Escola Estadual ‘Prof. Francisco Ferreira da Silva’, o ‘Verdinho’, na região central, foram às demandas apresentadas pelo deputado André do Prado (PR) com o prefeito Izaias Santana (PSDB) e o vereador Paulinho dos Condutores (PR), em visita à FDE - Fundação para o Desenvolvimento da Educação - na terça-feira (20). O encontro ocorreu na sede da instituição, em São Paulo, durante audiência com o presidente da FDE, João Cury.

PROVIDÊNCIAS
A reforma da escola já foi um assunto que o deputado e o vereador trataram com o presidente do FDE em razão da gravidade da situação. O telhado está totalmente danificado, o muro em torno da quadra está em péssimas condições, os vestiários e banheiros precisam de melhorias, a quadra poliesportiva está totalmente precária, além da rede elétrica que precisa ser trocada. O prefeito Izaias informou que toda a documentação para a construção da creche será encaminhada para a apreciação da FDE; ele também reforçou o pedido de reforma da escola.

ECONOMIA
A Prefeitura de Jacareí, interventora do hospital desde 2003, anunciou a retomada de gestão da farmácia da Santa Casa. A medida, iniciada a partir da rescisão de contrato com uma terceirizada na prestação do serviço, possibilitará uma economia de cerca de R$ 200 mil mensais. De acordo com a atual administração, a rescisão teve como principal motivo o alto custo mensal que tinha o contrato, ‘e que prejudicava as finanças do hospital’, diz em nota.

NA CONSTRUÇÃO
Pesquisa realizada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego, revelou que Jacareí foi a única cidade, entre as seis avaliadas, que registrou perda no número de empregos formais durante o mês de abril.
No total, foram perdidos 89 postos de trabalho em Jacareí com percentual negativo de – 5,25% e um estoque no mês de 1.606 trabalhadores.

Publicidade
Compartilhe

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

20 SET
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Plenário

Radialista e Jornalista há 35 anos. Experiente, Angelo Ananias já participou da cobertura de três Copas do Mundo e diversos eventos internacionaios pelas principais emissoras de rádio de SP. Foi secretário municipal de Comunicação, Esportes e, hoje, é o Diretor Geral e de Redação do Diário de Jacareí


E-mail do autor: angeloananias@diariodejacarei.com.br
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: