Sexta-feira, 21 de Julho de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 13/10/2012 às 09h51
A história ainda não acabou

A redação / Diário de Jacareí

Fecham-se as cortinas e termina o espetáculo da democracia. Jacareí, como todos os demais municípios brasileiros, viveu o frenesi das eleições municipais. Na vontade soberana da população, que é a peça-chave do Estado Democrático de Direito, escolheu-se pelo novo voto de confiança Hamilton Ribeiro Mota (PT). Engana-se, porém, que este voto de confiança chega sem cláusulas e sem surpresas para o futuro.

Com a eleição de Hamilton, fecha-se a primeira parte do ciclo petista em Jacareí, começado em 2000 com a eleição de Marco Aurélio Souza (hoje deputado estadual). Os 16 anos do partido na cidade chegarão com seus acertos e erros, que foram e serão acompanhados de perto pela população.

 

Sob a análise dos resultados das urnas, Hamilton não foi eleito pela maioria tão sonhada por marqueteiros e cabos eleitorais. Pode-se dizer, sem sombra de dúvidas, que o sentimento que reconduziu o alcaide à Prefeitura está mais baseado em uma última cobrança por melhorias em aspectos mostrados pelos candidatos de oposição durante a campanha. O desejo por melhorias na saúde pública, mobilidade urbana e segurança, entre outras demandas, pairam sobre a cadeira do prefeito.

Paralelamente ao desejo e a cobrança por melhorias, as urnas mostraram que existe uma nova combatividade na arena eleitoral de Jacareí, e que estamos longe da ‘mexicanização’ do pensamento político único. Com Marco Aurélio de Souza ainda em estado de espera por decisões na Justiça, que ainda pesam sobre suas administrações, e a demonstração de que os oposicionistas começam a ler as dificuldades da população, apresentando nomes e lideranças com carisma e articulação, será a hora e a vez de um novo nome surgir dentro das fileiras da atual administração ou do legislativo municipal.

As urnas, redes sociais e para-brisas de automóveis que circularam pela cidade lembraram aos governistas de Jacareí de que eles não são imortais, e que não há unanimidade absoluta na política local.

O PT e seus aliados locais se encontram diante de uma nova construção, de uma nova etapa. Eis o fim do espetáculo e o começo do suspense (não tanto para a população, mas muito mais para nossos políticos) até 2016.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: