Publicidade
Quarta-feira, 24 de Maio de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 18/12/2013 às 14h24
A Hora da Virada

A redação / Diário de Jacareí

Na semana decisiva para as compras de Natal, todas as iniciativas são válidas para atrair o consumidor para participar das campanhas e promoções do comércio, tudo para alavancar as vendas do período que é o ‘divisor de águas’ do setor. Tanto sob o ponto de vista das vendas quanto da geração de empregos, a movimentação econômica do período é tão intensa que é capaz de influenciar, e até reverter, estatísticas ao longo de todo um ano.

Cientes do potencial financeiro que caracteriza as cifras do setor, prefeitura e comerciantes de Jacareí apostam todas suas fichas no Natal para, quem sabe, encerrar o ano de 2013 no ‘azul’, em relação ao saldo de empregos formais do setor, Afinal, dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério do Trabalho e Emprego, que mede a variação mensal do emprego formal no país, apontam para uma desaceleração do comércio, em Jacareí.

Segundo o último levantamento do órgão, que abrange o período de janeiro a outubro deste ano, o saldo na geração de empregos formais do setor aponta o fechamento de 140 postos de trabalho, o pior desempenho na comparação do período com os últimos 10 anos, data que o serviço foi criado, em 2003.

Em outras palavras, significa dizer que o aumento do movimento de público consumidor nas lojas e a consequente ampliação dos percentuais de venda no comércio precisam ser revertidos, na prática, para a criação de novos empregos com carteira assinada, fato que, no acumulado de 2013 – até outubro, ainda não adquiriu força o suficiente para imprimir tal guinada.

Todavia, há de se levar em consideração, outros fatores que possuem relação, mesmo que indireta, com o resultado do desempenho do setor este ano, em Jacareí. Como a maioria dos produtos comercializados no país são fruto de importação, proveniente da China e de países chamados ‘Tigres Asiáticos’ (Coreia do Sul, Hong Kong, Cingapura e Taiwan), as variações cambiais (valorização da moeda americana diante do Real) e as elevadas taxas de juros impostas pelo Banco Central também devem ser ponderadas na compreensão do cenário local, em 2013.

Teorias financeiras à parte, espera-se que o resultado final dos esforços da administração municipal e dos empresários do setor seja satisfatório, especialmente naquilo que se refere à atração dos jovens para o mercado de trabalho e transponha as barreiras da mera contratação temporária para a efetiva ampliação do número de empregos formais, em Jacareí.

É a nossa opinião.

 

 

 

 

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: