Publicidade
Segunda-feira, 26 de Junho de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 15/05/2017 às 17h38
Abner diz que ‘dízimo’ a vereador servia como ‘fundo de campanha’

A Redação / Diário de Jacareí
Montagem/DJ
Embate entre Abner de Madureira e Fernando da Ótica agita ambiente na Câmara

O vereador Abner de Madureira (PR) que acusou o colega Fernando da Ótica (PSC) pela suposta cobrança de um ‘dízimo’ de seus assessores no curso de seu primeiro mandato na Câmara Municipal, disse ao Diário de Jacareí que o repasse servia como um ‘fundo de campanha’. O assunto foi levantado pelo parlamentar durante o uso da Tribuna Livre na sessão da última quarta-feira (10), em Jacareí.

Antes de se eleger vereador pela primeira vez, em 2016, Abner foi chefe de gabinete de Fernando da Ótica no período de 02 de janeiro de 2013 a 14 de setembro do mesmo ano, com vencimentos mensais de cerca de R$ 2 mil.

Em resposta à reportagem, nesta segunda-feira (15), Abner Rodrigues de Moraes Rosa, o Abner de Madureira (PR), confirmou a denúncia que fez na tribuna e reiterou que os repasses chegavam a 10 por centro dos vencimentos mensais de cada assessor. Abner disse que, na época, quando constatou que a cobrança era indevida, chegou a procurar o vereador e que Fernando da Ótica se surpreendeu com sua atitude. “Eu ainda era desprovido de conhecimentos legais, procurei saber a respeito e quando o procurei, o vereador Fernando se surpreendeu com minha atitude e ficou chateado comigo”, explicou.

Aber conta que depois desse dia Fernando da Ótica mudou o relacionamento com o então assessor e, em agosto de 2013, o fez escolher entre continuar trabalhando no gabinete ou estar à frente de uma igreja. Ambos são evangélicos e frequentam a mesma igreja; na época, Abner havia recebido um convite para assumir o comando de uma Igreja Evangélica Assembleia de Deus Ministério de Madureira, em Jacareí. “Ele mudou completamente o relacionamento comigo e percebi que ele estava querendo se livrar de mim”, completou.

DEFESA - Abner de Madureira disse que não pretende fazer dessa denúncia a ‘bandeira de seu mandato’, mas que preferiu agir assim em defesa dos demais colegas que foram ofendidos por Fernando da Ótica durante a sessão de quarta-feira (10). O vereador do PSC propunha a isenção de pagamento de tarifa da Área Azul Eletrônica para idosos e portadores de necessidades especiais em Jacareí, mas a matéria acabou rejeitada por todos os colegas por se tratar de iniciativa de competência do prefeito e não de vereador. A proposta já havia recebido parecer contrário do departamento jurídico da Câmara.

Durante defesa de seu projeto, Fernando da Ótica exibiu um vídeo com depoimentos de apoio de populares à iniciativa e antecipou seu voto afirmando que “quem votasse contra estaria votando contra as famílias de Jacareí”. Essa postura irritou os demais vereadores que, ao mesmo tempo em que ocupavam a tribuna para elogiar a iniciativa, justificavam seu voto contrário afirmando se tratar de matéria ‘como vícios de iniciativa’, ou seja, de competência única e exclusiva do executivo.

“Não pretendo levar esse assunto adiante porque é um fato antigo, mas desabafei sobre isso na intenção de mostrar à população que o vereador Fernando estava equivocado e que é insustentável esse discurso de defensor da família, quando na verdade ele está ludibriando a população”, finalizou o vereador Abner de Madureira.

O discurso do vereador Abner Madureira pode ser conferido na íntegra através do link http://www.jacarei.sp.leg.br/videos-sessao/15a-sessao-ordinaria-10-de-maio-de-2017/.

OUTRO LADO - Somente no final da tarde desta segunda-feira (15) o Diário de Jacareí conseguiu contato com o vereador Fernando da Ótica (PSC). O parlamentar recebeu uma série de perguntas por escrito que, quando respondidas, servirão como base para nova reportagem jornalística sobre o tema.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Adriano Noronha   1 mês atrás
Vergonha, Vergonha esse nunca me enganou Parabéns Abner por sua postura e fez o certo escolher a Deus acima de todas as coisas, Deus e contigo, agora quero ver a manifestação das Igrejas Evangélicas que o Apoiaram iram ficar quietos ou são coniventes a essa atitude.
26 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: