Sábado, 25 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 17/07/2015 às 17h21
Ainda patinando...

A redação / Diário de Jacareí

Não foi surpresa o levantamento sobre emprego industrial que indicou que o setor na região de Jacareí fechou o primeiro semestre no vermelho, com a perda de aproximadamente 450 postos de trabalho, representando um acumulado de -3,39% em 2015. O resultado não poderia ser outro, diante da crise econômica pela qual o país atravessa. A indústria vem amargando índices ruins desde o ano passado e o quadro piora a cada pesquisa.

Segundo os dados da Diretoria Regional do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), em junho houve variação de -1,14%, o que significou uma perda de aproximadamente 150 vagas na região que abrange as cidades de Jacareí, Santa Branca e Igaratá.

Se isso não bastasse, a Schrader anunciou no último dia 8 que deve encerrar suas atividades em Jacareí em outubro deste ano. O pior, é que não nenhuma expectativa de melhora e a tendência é que a situação se agrave.

De acordo com Paulo Francini, diretor do Depecon (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) para a Federação e o Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp e Ciesp), ‘há anos, a indústria vem perdendo postos de trabalho, porém a violência da perda deste ano de 2015 surpreende’. A indústria paulista já fechou 62,5 mil vagas neste ano, o pior resultado em 10 anos, só em junho, 27,5 mil funcionários foram demitidos no Estado.

Mesmo assim, nem tudo está perdido, pois uma parceria entre a prefeitura e a montadora chinesa Chery promove, na próxima segunda-feira (20), o lançamento oficial do polo automotivo e tecnológico da cidade. Com investimentos previstos da ordem de US$ 700 milhões e a geração de 5.000 empregos, o polo prevê a instalação de até 25 empresas, em uma área de quatro milhões de metros quadrados, próxima às instalações da montadora.

Tomara que até o polo se tornar realidade, o setor industrial não esteja mais patinando em resultados negativos e que outras empresas, já instaladas na cidade, não tenham fechado suas portas devido à crise econômica. A atual administração precisa estar atenta a isso também!

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: