Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Polícia
Publicado em 25/05/2016 às 15h49
Anunciada a prisão de homem que aplicava golpe em nome do SAAE em Jacareí
A redação / Assessoria de imprensa
DJ/Arquivo
Fachada da sede do SAAE de Jacareí, na região central da cidade

A Polícia Militar deteve na tarde de terça-feira (24), no Parque Brasil (região norte), um homem acusado de tentar aplicar golpe de estelionato, usando indevidamente o nome do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) de Jacareí.

G.D.C., de 53 anos, foi detido na porta da casa de um idoso que ele havia abordado pela manhã. Segundo familiares da vítima o acusado teria batido à porta do aposentado dizendo que era funcionário do SAAE e que iria trocar a tubulação de água da residência. Para isso, a vítima teria de pagar determinada quantia em dinheiro por esse serviço. O aposentado afirmou que não teria a quantia em casa, mas que sacaria no banco e pediu que o acusado voltasse mais tarde.

Desconfiado, o idoso entrou em contato com familiares, que já haviam visto na imprensa a notícia de que pessoas estariam tentando aplicar golpes na cidade, usando o nome do SAAE. “Quando meu pai me ligou contando isso eu o alertei para que não desse dinheiro nem permitisse a entrada da pessoa na casa e imediatamente acionei a polícia”, disse uma filha do aposentado, que preferiu não se identificar.

No período da tarde o acusado voltou à casa do idoso para pegar o dinheiro. O aposentado pediu para ele aguardar na porta enquanto ele contaria as cédulas e ligou para a polícia, que conseguiu deter o acusado no local. G.D.C. foi levado ao 3º DP de Jacareí, onde foi registrado o Boletim de Ocorrência número 916.

O acusado disse à polícia que é de Barueri (SP). Foi arbitrada fiança no valor de R$ 7 mil. Se pagar a fiança G.D.C. poderá responder em liberdade; caso contrário ficará detido, à disposição da Justiça até o seu julgamento.

MEMÓRIA - No último dia 9 o SAAE de Jacareí já havia enviado à imprensa uma nota alertando para tentativa de golpe semelhante, mas na região do bairro Cidade Nova Jacareí, na região oeste. Naquela mesma data o setor de atendimento ao cliente do SAAE recebeu, pela manhã, três ligações de munícipes denunciando o fato, sendo que em um destes casos um idoso teria de fato entregue dinheiro ao golpista. Todos estes munícipes foram orientados pela equipe do SAAE a comunicar o ocorrido à polícia e o departamento jurídico da autarquia também encaminhou ofício às autoridades policiais solicitando investigação e demais providências.

Autarquia não autoriza
funcionário a fazer cobrança

O SAAE de Jacareí reitera que nenhum de seus funcionários é autorizado a fazer qualquer cobrança ou receber qualquer valor em dinheiro nas casas dos munícipes. Toda e qualquer cobrança envolvendo a autarquia é feita sempre pela via bancária. A orientação é para não permitir a entrada de qualquer pessoa sem que esteja devidamente uniformizada e identificada com crachá funcional do SAAE. Os servidores da autarquia só têm autorização para entrar nos quintais das residências e nunca devem ter acesso ao interior das casas.

Em caso de dúvidas sobre a autenticidade do crachá e a idoneidade da pessoa que bate à porta, o munícipe pode entrar em contato imediatamente com a autarquia pelos telefones 0800 725 0330 ou 3954-0300 e também com a polícia, pelo telefone 190.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: