Domingo, 17 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 27/01/2017 às 10h21
Aos que não querem enxergar
A Redação / Diário de Jacareí

Na próxima quarta-feira (1º), acontece a primeira sessão da 17ª legislatura da Câmara de Jacareí. Caras novas, na maioria, serão responsáveis pela fiscalização do Executivo e votação de leis. A grande novidade: pela primeira vez na história, a casa será presidida por mulher – Lucimar Ponciano (PSDB).

O que isso significa? Tecnicamente, nada.  Na história da cidade, muito; na política, uma enorme responsabilidade dela para com o jacareiense. Lucimar tem 25 anos de experiência em atendimento à população como servidora municipal dedicada. Hoje, ela é a segunda na fila de eventual sucessão do prefeito.

Mulher mais votada em 2016, Lucimar terá de corresponder às expectativas das 2.305 pessoas que acreditaram nela e mostrar que mulher é uma variável importante na vida pública. O campeão foi o reeleito Valmir do Meia-Lua (PSDC).

Teve 3.323 votos. O que se vê em início de legislatura é a maioria dos vereadores já pensando em ser reeleita daqui quatro anos. Alguns, certamente, serão reprovados pelo voto.Por qual motivo? Vamos analisar pelos vencedores Valmir e Lucimar.

Valmir diz que prosseguirá apontando com o dedo os problemas da cidade, como fez sempre. Chegará à Câmara às 8h e uma hora depois já estará num bairro atendendo solicitações de moradores. Imprimirá dedicação exclusiva ao cargo. “Vereador não pode ter outro emprego”, afirma. Segundo ele, é preciso servir o povo o tempo todo. “E nada de aceitar cargos na prefeitura em troca de apoio nas votações”, diz.

Lucimar ignorou o recesso de janeiro e tomou providências concretas: determinou redução de gastos e abriu a Câmara à comunidade. As reuniões do Executivo com vereadores para explicação de projetos, que sempre foram feitas na prefeitura e apenas com os membros da base do prefeito, agora acontecem na Câmara e com a presença dos vereadores de todos os partidos. Já foi assim duas vezes este mês.

Ambos preferem ir pessoalmente aos bairros e não mandar assessores substitui-los.  Atendem telefonemas no gabinete quando estão disponíveis. Priorizam os desejos da população antes dos do Executivo.  Estes são apenas uns dos muitos caminhos, mas parecem eficientes. Surpreende como tantos não quiseram enxergá-los.

É a nossa opinião.
 


Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: