Publicidade
Segunda-feira, 01 de Maio de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 24/02/2017 às 12h07
‘Carnaval seguro’ o ano inteiro

A Redação / Diário de Jacareí

Um atropelamento fatal a 50 metros dos três poderes da cidade – Câmara, Prefeitura e Fórum,- na segunda-feira (20), às 13h -, é um trágico alerta sobre o perigo do trânsito em Jacareí. Uma senhora atravessava pela faixa de pedestres quando foi atingida por um veículo. Ainda está difícil cumprir as regras viárias. Há também, e segundo testemunhas não foi o caso, pedestres que não observam os procedimentos corretos no trânsito. Porém, isso não isenta de culpa os motoristas infratores.

Minimizar o problema exige efetiva educação e presença nas ruas de fiscais treinados. Não havia agente de trânsito por perto na hora do atropelamento; era ‘horário do almoço’. Naquela mesma tarde, na Avenida Getúlio Vargas, no Jardim Luiza (região leste), um motociclista parou para que pedestres passassem pela faixa e teve sua moto por um veículo que vinha colado nela. Em janeiro, um ciclista morreu atropelado por um caminhão do SAAE quando regressava do almoço para o trabalho. Os acidentes no trânsito aumentaram mais de 60% em relação ao ano passado, dizem as estatísticas oficiais.

O município gera recursos originários das multas viárias que obrigatoriamente têm de ser destinados à educação de trânsito. Mesmo assim, não são raros os casos em que o dinheiro acaba desviado para outros fins. Grande parte dos condutores exibe-se correndo pelas nossas apertadas ruas e outro tanto de pedestres julga-se malabarista capaz de driblar a fatalidade.

Há outros desmandos. Falar ao celular, dirigir sem cinto, colar o veículo no veículo da frente em movimento, deixar o som nas alturas, estacionar em local que obstrui o tráfego, mendicância nos cruzamentos, etc. e tal. Milagrosamente, ainda não se perdeu o respeito pelos ‘marronzinhos’, o que seria o fundo do poço.

Criou-se a Secretaria de Mobilidade Urbana que, segundo críticos, foi para acomodação política. Cabe ao novo secretário mostrar a que veio e ao prefeito Izaías Santana (PSDB) adotar nova política de horas extras, revezamentos e conscientização de que há setores que precisam estar acima da isonomia funcional e da burocracia. A prefeitura anuncia o ‘Carnaval Seguro´. Considerando que o trânsito de Jacareí está um ‘carnaval’, então há esperanças.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

01 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: