Segunda-feira, 24 de Julho de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 30/06/2017 às 15h20
Documentário registra histórias de patrimônio municipal de Jacareí

A Redação / Assessoria de imprensa
Alex Brito/PMJ
Vista frontal do ‘Mercadão’ de Jacareí que será tema de documentário

Um mercado municipal é parte viva da história e da cultura de uma cidade. Historiadores já até ousaram em afirmar que, os conhecidos Mercadões, são centros naturais da vida social de uma determinada população.

Frequentar um mercado municipal, seja para comprar itens especiais que só lá achamos ou para comer um caprichado pastel acompanhado de caldo de cana, não se limita a uma simples ida ao comércio. É uma viagem no tempo, onde nos deparamos com memórias de pessoas que ajudaram construir o patrimônio de uma cidade e, mais do que isso, são lembranças de toda uma vida dedicada ao trabalho e ao sustento familiar.

Com o objetivo de manter essas histórias e memórias imortalizadas, o documentário ‘Mercadão Vivo Jacareí’ irá valorizar o patrimônio da cidade por meio do registro cinematográfico. A iniciativa será realizada pela recém-criada Feixe Produtora Coletiva, através da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e com o apoio da Fibria e da CCR Nova Dutra.

Segundo o proponente do projeto, o diretor cultural Daniel Felipe de Paiva, o ‘Mercadão Vivo de Jacareí’ nasceu para fomentar o audiovisual como ferramenta de registro de dados de patrimônios históricos por meio da valorização de memórias populares e documentais.

“Todo Mercadão guarda mais do que uma arquitetura histórica e fartura gastronômica, ele guarda a própria cultura do local, costumes, histórias, lembranças, a identidade de um povo, até mesmo, da região. Queremos chamar a atenção da comunidade para isso e mostrar que o audiovisual é uma ferramenta de registro histórico”, diz Paiva.

As gravações começam em agosto e o lançamento do documentário está previsto para novembro deste ano. No entanto, antes disso, ao longo do mês de julho, o projeto irá oferecer ao público de Jacareí e da região, workshops de formação audiovisual. Serão cinco sábados com cursos gratuitos das 15h às 18h, no EducaMais Jacareí.

“Vivemos em uma sociedade em que temos oportunidade de usufruir de produtos culturais nas mais diversas formas. Devido ao crescimento e reconhecimento da produção audiovisual de Jacareí é primordial dar continuidade a esse avanço, oferecendo conhecimento e formação para os cidadãos”, argumenta o proponente do projeto.

Finalizado, o filme terá duas exibições públicas, o formato físico será distribuído em escolas, bibliotecas e arquivo público. Será inscrito em festivais e após um ano dessa circulação o documentário estará disponível na íntegra em um canal online do projeto e poderá ser acessado gratuitamente.

SERVIÇO
‘MERCADÃO VIVO DE JACAREÍ’
Programação completa dos workshops:
01 de julho: Som Direto e Trilha Sonora com Léo Bortolin
08 de julho: Produção Executiva e Captação de Recursos com Ana Paula Silva
15 de julho: Roteiro e Direção com Edu Abad
22 de julho: Direção de Fotografia com Lucas Barreto
29 de julho: Montagem, Edição e Finalização com Victor Hugo Menezes
As vagas são limitadas. Inscrições pelo e-mail mercadaovivo@gmail.com e pela página oficial do projeto.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: