Publicidade
Segunda-feira, 01 de Maio de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 10/03/2017 às 10h16
Em memória a dona Maria Benedita

A Redação / Diário de Jacareí

Embora tardia, é bem-vinda a iniciativa da 46ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Jacareí, em abraçar uma campanha educativa de trânsito para que pedestres e motoristas respeitem a faixa de travessia. Assim como dignas de adesão devem ser todas as iniciativas que partam da população para o poder público na sociedade organizada.

Digna de elogio à parte é a rapidez que se registrou no transformar a ideia em execução. Contando apenas com pequeno grupo de voluntários, pessoas notadamente ocupadas, quatro dias foi o tempo gasto com a primeira reunião, discussão do lema, criação do texto-base, desenho do logotipo (símbolo gráfico), elaboração do texto final e remessa de e-mails para cerca de 2.600 membros das duas principais entidades apoiadoras da campanha: OAB e Sest/Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Cada voluntário participante trabalhou nas horas vagas, diga-se.

Tal eficiência deveria ser tomada como exemplo pelas autoridades responsáveis pela área. Para se ter uma ideia, o grupo reuniu-se pela primeira vez na segunda-feira (6), e na sexta (9), os 2.600 e-mails já haviam sido elaborados em formato panfleto ilustrado e disparados para o público-alvo. A recém-criada Secretaria de Mobilidade Urbana de Jacareí, também convidada para a reunião, não compareceu e não mandou representante.

‘Vida não tem preço - segurança é na faixa; respeite o pedestre: pare!’ diz a mensagem enviada eletronicamente aos destinatários. E a resposta não se fez esperar. Na quinta-feira (9), já chegavam adesões e elogios à iniciativa. “Quando você tiver tarefa urgente para ser cumprida, confie sua execução às pessoas ocupadas”, diz um velho ditado. “...e de preferência que sejam voluntárias”, acrescentamos nós, como ficou provado”.

Espera-se agora que o público em geral abrace a campanha e a nova secretaria efetive uma educação de trânsito em Jacareí para que nos tornemos uma cidade em que a sinalização para travessia de pedestres seja respeitada como algo fundamental e insubstituível de proteção à vida.  Se isto ocorrer, dona Maria Benedita de Moraes, atropelada às 13h o dia 20 de fevereiro (segunda-feira), quando atravessava pela faixa na Praça dos Três Poderes, será lembrada como um marco de melhores tempos.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

01 MAI
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: