Terça-feira, 22 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 11/08/2017 às 10h27
Jacareí investiga morte de criança com suspeita de febre do carrapato

A Redação / Diário de Jacareí
Ilustração
A febre maculosa brasileira, também conhecida como febre do carrapato, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato

A Prefeitura de Jacareí, através da Secretaria de Saúde, investiga a morte de uma criança, de um ano e quatro meses, com suspeita de febre maculosa, doença transmitida por carrapatos. A atual administração informou que foi notificada do caso na quarta-feira (9). Na quinta-feira (10), a menina, que estava internada desde o início da semana no Hospital São Francisco, no Parque Califórnia (região leste), acabou falecendo.

De acordo com o hospital, a paciente foi submetida a um exame, que deu resultado positivo para a doença. No entanto, de acordo com o diretor de Vigilância à Saúde, Ricardo Buchaul, para confirmar o diagnóstico será necessário um segundo exame. O resultado deve sair em dez dias.

A Secretaria de Saúde de Jacareí informa que nenhum caso da doença foi registrado em 2017 no município, mas no Estado já foram registrados seis casos de febre maculosa este ano e outros 63 em 2016.

A criança teria sido picada por um carrapato no dia 30 de julho, possivelmente enquanto brincava em playground localizado no interior de uma empresa, no bairro Rio Abaixo (região oeste).

O velório da menina aconteceu na Funerária Campo das Oliveiras e o sepultamento na tarde desta sexta-feira (11), no Cemitério Campo da Saudade, no Avareí.

A DOENÇA - A febre maculosa brasileira, também conhecida como febre do carrapato, febre maculosa das montanhas rochosas, febre petenquial e tifo transmitido pelo carrapato estrela, é uma infecção causada pela bactéria Rickettsia rickettsii após a picada de um carrapato.

Geralmente, a febre maculosa é mais comum durante os meses de junho a outubro, pois é quando os carrapatos estão mais ativos, sendo necessário estar em contato com o carrapato entre 6 a 10 horas.

A febre maculosa tem cura, mas seu tratamento deve ser iniciado com antibióticos após o surgimento dos primeiros sintomas para evitar complicações graves, como inflamação do cérebro, paralisia, insuficiência respiratória ou insuficiência renal, que podem colocar em perigo a vida do paciente.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 AGO
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: