Sábado, 19 de Agosto de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 06/03/2017 às 16h06
Jornalista de Jacareí lança livro de crônicas

A Redação / Assessoria de imprensa
Divulgação
O jornalista, professor universitário e agora escritor Elton Rivas

No próximo sábado (11), às 19h, em Jacareí, o jornalista e professor universitário Elton Rivas lançará o livro 'Sempre tem Alguém', seu primeiro ‘voo solo’ na literatura. A obra, que será publicada pela Editora Giostri, apresenta crônicas que descrevem, sob a perspectiva original do auto personagem criado pelo autor, desdobramentos das relações cotidianas.

“Na vida olhamos os outros como se fossem muito diferentes de nós. Observamos fatos e ouvimos coisas que se passam com os outros, e pensamos que determinadas coisas nunca acontecem com a gente. Acontecem somente com os outros. Até que alguns encontros nos lembram que nós somos os outros dos outros. Ou seja, sempre tem alguém”, explica o autor.

Elton Rivas sonhava em ser astronauta até que descobriu que para isso precisaria gostar de matemática. A partir daí se fez comunicador social. Estudou jornalismo, trabalhou com povos indígenas na Amazônia, fez mestrado em Estudos Culturais e doutorado em Semiótica, experimentou os caminhos da Assessoria de Imprensa e da docência, produziu vídeos com indígenas no Brasil, Argentina e Paraguai. Experimentou o trânsito de muitas cidades e moradas e ouviu diversas histórias até resolver compartilhar algumas das suas.

“Comecei a escrever em cadernos, ideias soltas, coisas que eu via. Em 2005 criei um blog que servia muito mais como um registro, um depósito dos textos. Quase não o divulgava. Ao longo dos anos, fui acumulando histórias ali, até que resolvi garimpar algumas e lançar o livro. Na verdade, tenho material para mais dois livros de crônicas com os textos que estavam no falecido blog”, disse.

Mais do que ouvidos para as histórias da vida, Elton é um curioso do ‘Alguém’ porque “não existimos sozinhos, nossa identidade só existe a partir do convívio com o outro”. Foi assim que em 2011 participou do projeto do livro de contos ‘Encantos e Malassombras de Jacarehy’, com outras autoras, baseados em relatos orais concedidos em entrevistas de contadores de causos, que posteriormente serviram de base para a criação de contos do universo fantástico de Jacareí.

‘Sempre Tem Alguém’ é seu primeiro ‘voo solo’ na literatura. O gênero agora é a crônica, narrativa escolhida pelo autor para descrever o autopersonagem de si, pois, “na vida olhamos os outros como se fossem muito diferentes de nós. Observamos fatos e ouvimos coisas que se passam com os outros, e pensamos que determinadas coisas nunca acontecem com a gente. Acontecem somente com os outros. Até que alguns encontros nos lembram que nós somos os outros dos outros. Ou seja, sempre tem alguém”, enfatiza.

SERVIÇO
Lançamento do livro ‘Sempre Tem Alguém’
Data: 11 de março (sábado), às 19h
Local: EducaMais Jacareí, saguão do teatro (Avenida Davi Lino, 595, Jardim Marcondes)
Informações: (12) 9 9682-3313.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 AGO
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: