Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 03/07/2015 às 17h02
Memória
A redação / Diário de Jacareí

A criação da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, na Câmara dos Deputados, é um passo importante para que parte da história e da cultura do país não caia no esquecimento.

A iniciativa é do deputado federal Márcio Alvino (PR), com o objetivo dar suporte aos municípios no restauro das antigas estações e na retomada de passeios turísticos e culturais. Trata-se de uma viagem e tanto, na história, e que vai mexer com a memória de muita gente.

A partir de agora, a tarefa é mapear as estações com potencial de restauro e os locais onde é possível a implantação de passeio turístico sobre os trilhos.

O projeto é bem interessante e atinge muitos municípios pelo país afora, onde antigas estações de trem estão abandonadas, sem nenhuma utilidade pública. Ele vai transformar escombros em pontos interessantes de cultura e lazer, destinando as áreas não operacionais da malha ferroviária em pontos de passeios turísticos com locomotivas a vapor, aquecendo a economia dessas cidades. É grande o acervo que está ao relento, sendo destruído com o passar do tempo, não só em cidades do Vale como em todo o Brasil.

O projeto não estaria em mãos melhores do que as do deputado Alvino, que poderá colocar em prática a experiência adquirida quando foi prefeito de Guararema. Na cidade vizinha, ele foi o idealizador e responsável pelo projeto de recuperação de uma locomotiva de 1927, reativação da linha entre as estações Central e do distrito de Luís Carlos. O passeio inaugural foi em outubro de 2014 e até hoje é um sucesso entre os moradores do município e visitantes.

A iniciativa mexe com várias gerações e, sem dúvida, é um diferencial em meio a tantas inutilidades que são tratadas no Congresso Nacional.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

15 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: