Sábado, 21 de Outubro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 02/10/2017 às 20h44
Nova diretoria de Izaias sofre cinco baixas com demissão de servidores

A Redação / Diário de Jacareí
Luiz Cepinho/PMJ
O prefeito Izaias Santana fala durante cerimônia de apresentação da nova Diretoria de Transparência e Governança, no dia 16 de março deste ano

Num espaço de oito dias, a Diretoria de Transparência e Governança da Prefeitura de Jacareí sofreu baixas contínuas com a demissão de cinco servidores. O órgão faz parte da Secretaria de Governo e foi anunciado em março como uma das novidades do atual governo do prefeito Izaias Santana (PSDB).

A diretoria tem como objetivo ampliar o controle interno e a governança dentro do Poder Executivo Municipal, além de auditar e fiscalizar os gastos públicos, atendendo de forma efetiva as demandas dos munícipes através da ouvidoria.

Na tarde da última sexta-feira (29), quatro servidores que ocupavam cargos em comissão pediram exoneração. São eles: Barbara Krysttal (assessora técnica), Rafael Besnosoff (assessor técnico) e Victor Testa Carlini (diretor de Transparência e Governança). A servidora de carreira da Secretaria de Assistência Social, Sandra Papera, que ocupava o cargo de Ouvidora do Município, também pediu exoneração do cargo no mesmo dia.

A quinta baixa ocorreu no dia 21 de setembro. O advogado André Flávio de Oliveira (funcionário de carreira) foi exonerado pelo prefeito do cargo em comissão que ocupava de Corregedor Geral. Na mesma data, Allan Paiva Testa foi anunciado como substituto.

OUTRO LADO - Em resposta ao Diário de Jacareí a assessoria de comunicação da Prefeitura confirmou que a atual administração recebeu, na sexta-feira (29), o pedido pessoal de exoneração dos quatro servidores, mas não forneceu maiores detalhes.

Nova diretoria foi apresentada com
status de ‘primeira escalão’ em março

A nova Diretoria de Transparência e Governança da Prefeitura de Jacareí foi apresentada com status de pasta de ‘primeira escalão’ pelo atual governo. No último dia 16 de março, o prefeito Izaias Santana (PSDB) e o secretário de Governo, Celso Florêncio, apresentaram, oficialmente, as ações e a equipe que iria compor a nova diretoria. A cerimônia foi realizada no auditório do Paço Municipal e contou com a presença de jornalistas, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

Em sua atual estrutura, a Diretoria conta com uma diretoria de Governança e Transparência, dois assessores técnicos, um assessor comunitário, um Corregedor Geral, um Controlador Geral e um Ouvidor Geral. Os três últimos cargos estão reservados a servidores efetivos, com ensino superior nas áreas de Direito, Contabilidade e Psicologia, respectivamente.

Na ocasião, o prefeito Izaias disse que esse sistema de controle interno irá zelar pelo cumprimento das leis, pela qualidade do serviço público, pelo diálogo e pela transparência e acesso à informação ao cidadão.

“Com a nova diretoria vamos garantir um governo eficiente, que acompanhe todos os órgãos e puna quando tiver que punir os servidores efetivos ou comissionados responsáveis por desvios ou desmandos. Não temos compromisso com erros de má fé e nem com a corrupção. O nosso compromisso é com o cidadão jacareiense, e de prestar serviço de qualidade, com honestidade e ética”, reforçou.

Durante a cerimônia, o prefeito assinou o decreto que institucionaliza o sistema interno e o decreto que determina a adoção de pregão eletrônico na administração.

LEGADO - No início deste ano, parte dessa estrutura atuou decisivamente na produção de um relatório que apontou indícios de irregularidades na Fundação Pró-Lar de Jacareí que ultrapassam R$ 1 milhão em contratos firmados durante o exercício de 2016 entre a autarquia municipal e empresas prestadoras de serviços de capina e limpeza de terrenos.

A Pró-Lar é responsável pela gestão de políticas públicas voltadas para a população de baixa renda na área de habitação no município.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (1)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Rafael   3 semanas atrás
Uma debandada eh indício de pressão política.Será que estariam estes servidores começando a mexer em contratos muitos onerosos e com muito indícios de superfaturamento? (olha o teatrão/turi ae?!?!) esses servidores se manifestarem em comunicado, mesmo que em conjunto, seria de grande valia.
21 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: