Quarta-feira, 29 de Março de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 05/12/2012 às 17h52
O Ano Novo dos Eleitos

A redação / Diário de Jacareí

A cronologia do tempo se alterna em dias e noites, mas o tempo psicológico se divide em ciclos e fases. Para muitas pessoas, etapas da vida e metas – vínculos de empregos, experiências dentro e fora de casa, os bancos escolares – representam ‘fases’ e momentos de uma existência. É da nossa natureza medirmos o tempo desta maneira.

Na quarta-feira (4), com a diplomação dos 13 vereadores e do prefeito e do vice de Jacareí, eleitos no começo do mês de outubro, fecha-se um ciclo que começou muito antes da abertura das urnas, ou mesmo da própria abertura do período de campanha eleitoral. Ao mesmo tempo, começa um novo tempo, que precede a posse, no dia 1º de janeiro de 2013.

Mesmo que a renovação dos eleitos não tenha atingido números que justifiquem o termo ‘fim de um ciclo’, há de se pensar que estes homens e mulheres que hoje recebem o diploma de vereador não são os mesmos que, há aproximadamente quatro anos, repetiram o ritual. A opinião pública – por meio da imprensa, das redes sociais e do convívio no dia-a-dia – mudou e ganhou suas opiniões, adquirindo um novo senso crítico e uma nova postura sobre o trabalho dos vereadores.

Sobre os eleitos, devidamente diplomados, pesa ainda a palavra das promessas de campanha, e de suas bandeiras que foram tão importantes para a população: saúde, educação, habitação e esporte como ferramentas públicas de qualidade de vida; de defesa dos interesses de bairros e distritos, a da fiscalização dos atos do Poder Executivo local. Nossos ditos ‘representantes do povo’ enfrentam não apenas as particularidades do cargo, mas, também, o espelho inclemente dessas promessas que os levaram até a Casa de Leis.

Nem mesmo Hamilton, como prefeito reeleito de Jacareí, escapa da ‘mudança de eras’ pela qual passa a cidade de Jacareí. O tempo da ‘lua-de-mel’ entre a população de Jacareí e o Partido dos Trabalhadores, que comanda a cidade desde 2000, recebeu um aviso, se levarmos em conta os resultados das urnas. Hamilton e o PT sabem que a população quer não apenas promessas e canteiros de obras, mas decisões duradouras e acertadas sobre assuntos abordados na última campanha.

 

Não é apenas o ano de 2013 que começa para os eleitos com a sua diplomação, mas é uma nova época. O desejo de toda a população não é apenas de cooperação e decisões racionais e ponderadas, mas como de integridade moral para fazerem jus à confiança do povo.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

29 MAR
Publicidade
Notícias

Blogs
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
10/09/2016
O debate na TV Band Vale ajudou você a definir o voto para prefeito de Jacareí?
  • 60%
  • 24%
  • 16%
  • 0%
  • 0%
Logos e Certificações: