Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 01/12/2017 às 14h59
O diabo não tira férias
A Redação / Diário de Jacareí

Aumentam os suicídios no país. Jacareí não fica de fora e tem índices preocupantes. O alerta é da médica e vereadora Márcia Santos (PV). Segundo o Ministério da Saúde, 42,7% dos brasileiros estão acima do peso; também não ficamos de fora, mostram estudos recentes. O ideal das cidades de porte médio é viver o bom das menores e usufruir os bens das maiores. Jacareí, em muitos casos, está fora; não raro, vive-se o lado ruim e o precário de ambas.

Na última sessão da Câmara, foi mantido o veto do prefeito Izaías a projeto da vereadora Márcia que permitiria a continuidade e ampliaria as práticas alternativas de prevenção da saúde da população, algumas já executadas: ginásticas, caminhadas, boa alimentação e outras. Outros problemas também seriam minimizados, como diminuição de depressões que podem levar a suicídios, aumento do interesse por viver que evita a obesidade e a fuga nas drogas. A economia seria imensurável. De quebra, ainda diminuiria a automedicação e acabaria com a crença de que a gente faz o que quer com o organismo porque os remédios livram-nos dos males.

O projeto vetado continha uma ideia nova: não parar com essas boas atividades preventivas nas férias escolares. Agora, em dezembro, janeiro e parte de fevereiro tudo vai parar. “O Brasil começa a funcionar só depois do carnaval”, ironizou a presidente do Legislativo Lucimar Ponciano (PSDB), durante a votação. Ela defendeu a ideia, mas votou pela manutenção do veto.

Se uma providência que melhora a saúde da população a baixo custo e proporciona economia para o município investir em geração de emprego não puder ser transformada em lei pela Câmara, por que não tratá-la como ‘uma boa ideia’ e colocá-la em prática do jeito que for viável?

Reúnem-se todos, discute-se o que é melhor para a cidade, convoca-se o pessoal do jurídico para avalizar e pronto; ganha-se tempo, dinheiro e agrada-se a população, que em Jacareí já está aderindo ao pouco que temos.  Se não, vai que a saúde resolve ir e não retornar? Enquanto, ao contrário, ‘o diabo não tira férias’, diz a lenda.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

12 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: