Domingo, 17 de Dezembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 07/08/2017 às 15h03
Os cuidados com a saúde do coração
A Redação / Assessoria de imprensa
Ilustração
O órgão que representa o pulsar da vida necessita de atenção em todas as idades

Não é só emocionalmente que precisamos cuidar do nosso coração. De acordo com a última pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças cardiovasculares são a causa número um de mortes em todo o planeta. Dessa forma, o órgão que representa o pulsar da vida necessita de atenção em todas as idades.

Gláucio Jorge de Souza, docente da área de enfermagem do Senac Guaratinguetá, afirma que a melhor prevenção contra as doenças do coração é uma mudança no estilo de vida e o afastamento de fatores de risco como o tabagismo, excesso de bebidas alcoólicas e a obesidade.

“Além desses cuidados que podem começar na nossa rotina, é importante o acompanhamento médico pelo menos uma vez ao ano. Quando necessário, verifique a pressão arterial, controle de peso e o controle do consumo de sal, açúcar e gordura. Hábitos alimentares saudáveis e a prática de exercícios físicos com a supervisão de um profissional capacitado proporcionam uma rotina mais saudável e feliz”, argumenta.

Atualmente, a doença cardiovascular mais comum é o infarto agudo do miocárdio, causado pela falta de sangue e oxigênio no músculo cardíaco, decorrente da obstrução da artéria, que irriga o músculo do coração, evoluindo com quadro de dor no peito, suor excessivo e frio, falta de ar e mal-estar.

Podemos citar como as mais diagnosticadas também, a doença vascular periférica ocasionada pela obstrução do fluxo sanguíneo por conta do acúmulo de gordura no interior das artérias e veias; o acidente vascular cerebral, que são as placas de gordura acumuladas nos vasos sanguíneos que irrigam até o cérebro; e a fatal morte súbita, ocorrendo de forma abrupta, ou seja, sem chances de socorro, sendo uma das causas o infarto agudo do miocárdio.

Gláucio alerta que o coração sempre avisa quando precisa de cuidados. Sintomas como dificuldades em respirar e dor no peito podem ser alguns desses alertas e, ao identificar esses sintomas, é necessário a consulta imediata de um médico.

“A angina de peito (dor de forte intensidade) durante um esforço físico, seguido de sensação de peso, aperto ou opressão por detrás do esterno (osso do peito), que por vezes se estende até ao pescoço, ao braço esquerdo, sinais de palpitação e alterações do ritmo cardíaco, são os sintomas mais característico do infarto. Ao sentir dor prolongada no peito, surgindo muitas vezes em repouso e acompanhada de quadro de ansiedade, suor excessivo, falta de ar, falta de força para realizar atividades, vômito, entre outros, deve-se procurar atendimento médico com urgência”, explica.

Para os profissionais que querem se especializar na área de cuidados com o coração, Gláucio orienta a busca por princípios científicos. “O profissional de enfermagem pode procurar diversos cursos para atuar em áreas de urgência e emergência dentro da cardiologia, como a especialização em cardiologia intensivista ou cursos de pequena duração que servirão de apoio no dia a dia da atuação, como eletrocardiograma, além da própria vivência no campo de trabalho. Como em qualquer outra área, a busca pelo conhecimento se faz necessária a quem se propõe a cuidar de vidas”, conclui o docente.

SAÚDE E BEM-ESTAR - O Senac Guaratinguetá oferece em sua programação diversos cursos na área de saúde e bem-estar, como o curso Especialização Técnica em Enfermagem Instrumentação Cirúrgica, com o objetivo de especializar os técnicos de enfermagem para a prática profissional de instrumentação cirúrgica, considerando o aparato técnico, teórico e tecnológico, com foco na segurança do paciente. A próxima turma está com início previsto para o dia 31 de julho e término em 15 de dezembro, com aulas de segunda a sexta-feira, das 18 às 22 horas.

Para mais informações sobre esse e outros títulos e como se inscrever, entre em contato com a unidade pelo telefone (12) 2131-6300, pessoalmente ou acesse o Portal Senac www.sp.senac.br/guaratingueta).

SERVIÇO
Especialização Técnica em
Enfermagem Instrumentação Cirúrgica
Data:
31/7 a 15/12
Horário: 18h às 22h, segunda a sexta-feira

Senac Guaratinguetá
Endereço:
Avenida Doutor João Baptista Rangel de Camargo, 50 - Centro.
Informações e inscrições: (12) 2131-6300, pelo Portal Senac
(www.sp.senac.br/guaratingueta) ou pessoalmente na unidade. 

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

17 DEZ
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: