Sábado, 21 de Outubro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 12/10/2017 às 19h37
Prefeitura estuda acabar com restrição de horário para Área Azul na rua Barão

A Redação / Diário de Jacareí
Arquivo/DJ
Atualmente, fica proibido o estacionamento na via entre 6h e 9h e das 16h às 20h, visando melhorar o fluxo de veículos na região

A Prefeitura de Jacareí estuda acabar com a restrição de horários para o uso do estacionamento rotativo, a Área Azul Eletrônica, na Rua Barão de Jacareí, região central da cidade. A decisão faz parte de um ‘pacote’ de ações coordenadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana, e que serão anunciadas antes do início do período das compras de Natal.

O Diário de Jacareí apurou que a atual administração colocará fim na restrição de uso das vagas nos horários de pico no trecho entre as ruas Cônego José Bento e General Carneiro. A medida entrou em vigor no dia 1º de abril e impede o estacionamento na via entre 6h e 9h e das 16h às 20h, visando melhorar o fluxo de veículos na região.

Comerciantes da Rua Barão já comemoraram a decisão, que ainda não foi oficialmente divulgada pela prefeitura. “A medida em vigor já aumentou as vendas e trouxe clientes de volta”, afirmou um empresário que garante que a iniciativa do atual governo aumentou em até 35% o movimento no comércio local.

A volta do estacionamento rotativo em um trecho específico da via já atendia a uma antiga reinvindicação de comerciantes que atribuíam a queda nas vendas e o fechamento de várias lojas à proibição imposta pela administração do ex-prefeito Hamilton Mota (PT) no início de seu segundo mandato, em janeiro de 2013.

Ao todo são 60 vagas; entre 9h e 16h o estacionamento fica autorizado mediante o pagamento de Área Azul, cujo valor mínimo é de R$ 0,90 para trinta minutos de uso da vaga. Entre 20h e 6h da manhã, o estacionamento está autorizado sem custo da tarifa.

ALTERAÇÕES – Desde que assumiu o governo em 1º de janeiro deste ano e criou a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, o governo Izaias Santana (PSDB) vem reavaliando locais e horários de proibição de estacionamento nas ruas buscando fomentar o comércio local.

A primeira grande mudança ocorreu em março, na Rua Santa Helena, no bairro do São João (região oeste). A via já opera com o retorno de 19 vagas, sendo uma para deficientes e uma para idosos. O semáforo na rua também foi deslocado para antes da igreja São João Batista, aumentando a fluidez no local.

De acordo com a pasta, através da Diretoria de Trânsito, após reuniões com os comerciantes da região, ficou decidida também a criação de algumas vagas para carga e descarga de produtos, facilitando o dia a dia de quem trabalha no bairro na região oeste da cidade.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

21 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: