Sábado, 22 de Julho de 2017 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 16/05/2017 às 17h30
Procura pela vacina da gripe para gestantes e crianças ainda é baixa

A Redação / Assessoria de imprensa
Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Os idosos foram os que mais compareceram aos postos para imunização

A procura pela vacinação contra a gripe está abaixo do esperado em Jacareí, principalmente entre as grávidas e crianças de 6 meses a 5 anos de idade. De acordo com a prefeitura, até mesmo o Dia D da campanha, realizado no último sábado (13), teve uma baixa procura, pois enquanto a meta era de atender 10 mil, foram atendidas apenas 3.612 pessoas.

A dez dias do fim da campanha, apenas 37% das crianças de seis meses a cinco anos de idade tomaram a vacina. Já em relação às gestantes, apenas 34% se imunizaram. Entre os grupos prioritários, esses números são os mais baixos. A meta geral é atingir, no mínimo, 90% dos grupos prioritários.

No total, 60% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários foram vacinadas contra a gripe em Jacareí, número maior que o atingido até o momento em todo estado de São Paulo, que registrou a marca de 55%.

Considerando os baixos números entre crianças e gestantes, o diretor de Vigilância à Saúde de Jacareí, Ricardo Buchaul, alerta às mães que ‘durante o ano, milhares de pessoas morrem por conta da gripe’. “Essa é uma doença que precisa ser levada a sério, e esses dois grupos estão entre os prioritários porque são mais suscetíveis e estão com o sistema imunológico fragilizados, então é preciso ter a responsabilidade de procurar pela imunização para si e seus filhos”, enfatiza.

Os idosos foram os que mais compareceram aos postos para imunização. Ao todo foram 18.441, o que representa 79% do total, seguido pelas puérperas 73% e trabalhadores da saúde 70%.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e morte, principalmente em quadros de pneumonia e doenças cardíacas, como também diminui as chances de propagar o vírus e infectar outras pessoas.

As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários podem procurar pela imunização de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as Unidades Médicas de Saúde da Família (UMSF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Jacareí.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: