Publicidade
Quarta-feira, 28 de Junho de 2017 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 19/04/2017 às 15h35
Shopping investe em solução ambiental com a reciclagem de bitucas de cigarro

A Redação / Assessoria de imprensa
Divulgação
Coletor de bitucas de cigarro instalado no centro de compras em São José dos Campos

O CenterVale Shopping de São José dos Campos encontrou uma alternativa sustentável para reciclar as bitucas de cigarro geradas pelos clientes: transforma-las em um composto que é usado em recuperação de áreas degradadas nas margens das rodovias.

O processo começou em março, com a instalação de coletores no centro de compras, por meio da parceria com o projeto Coletor Ambiental, que desenvolve soluções ambientalmente corretas para estabelecimentos que recebem grande quantidade de público. As bitucas são coletadas periodicamente e encaminhadas à sede da iniciativa, em Curitiba – com filiais em Uberlândia e Manaus – onde são recicladas.

Após passarem por um processamento, as bitucas dão origem a um revestimento vegetal. Uma massa espessa, que adere à superfície e forma uma camada protetora, fixando no solo as sementes e os demais elementos. A partir de então, ele age imediatamente como um escudo que protege contra a chuva, o vento e outros fatores que podem causar erosão, possibilitando uma cobertura uniforme.

“No processo natural, cada bituca leva em torno de cinco anos para se decompor na natureza, pois há mais de 4,7 mil substâncias usadas em sua fabricação, como metais pesados, pesticidas, arsênico, entre outros. Já o nosso processo de reciclagem tem todos os registros, inclusive no Ministério de Agricultura, e é monitorado por um Engenheiro Ambiental”, conta Roberto Amâncio Dias Junior, presidente do Coletor do projeto Coletor Ambiental.

“A partir desse novo projeto, vamos melhorar a saúde da população, dos animais e proteger o meio ambiente, além de incentivar na própria reeducação dos cidadãos sobre a importância da coleta e da reciclagem desses materiais. É mais uma forma de reforçar nosso compromisso com o descarte ambientalmente correto dos resíduos gerados”, afirma o gerente de Operações do CenterVale, Gilberto Brito.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

28 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: