Quinta-feira, 19 de Outubro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 14/06/2017 às 16h17
Somos o futuro de ontem

A Redação / Diário de Jacareí

A Câmara de Jacareí aprovou na sessão da quarta-feira (14), dois projetos que vão exigir muito esforço, por parte ainda não se sabe de quem, para não se tornarem penduricalhos legislativos. Apesar da indiscutível boa intenção de suas autoras, a médica Márcia Santos (PV), e sua colega, a vereadora-presidente Lucimar Ponciano (PSDB), os projetos nada exigem além daquilo que é obrigação do vereador fazer no exercício diário da função para qual fora eleito. Isto quando não complicam, ou seja, dificultam a vida de quem constrói ou de quem tentar resolver problemas herdados de loteamentos clandestinos ou irregulares, de áreas mal divididas dentre outros, além de entulhar a mesa da secretaria da Câmara. Construir em certas áreas da cidade é verdadeira façanha.

O primeiro projeto cria a Frente Parlamentar em Defesa de Políticas Públicas de Habitação e Regularização Fundiária, ou seja, vai requisitar parlamentares para tratar da regularização desses assuntos, matérias que o vereador só pode fiscalizar e exigir cumprimento. Isto outra coisa não é se não a missão fiscalizadora que se espera do nosso representante no Palácio da Liberdade.

Já o projeto, da vereadora Lucimar, cria a Frente Popular em Defesa do Meio Ambiente e do Trabalho, assunto sem dúvida da maior relevância, mas que a rigor nem dependeria de lei. Bastaria cada cidadão conscientizar-se de que qualquer dano causado ao ecossistema do qual fazemos parte vai prejudicar de maneira irreparável a vida de nossos filhos, netos e descendentes e pronto. A questão primeira, na verdade, é a falta de educação ambiental e de consciência de bem-estar coletivo que impera. A falta de entender que abrandaria a corrupção e descomplicaria a vida se passássemos a viver de maneira simples e transparente.

No passado fomos construindo cidades, amontoando casas a esmo e sem qualquer preocupação com urbanismo básico. Não raro, sobre glebas de origens duvidosas. Somos a geração futura de quem, lá atrás, incentivou desmatamentos como o da Amazônia, começou a poluir rios e dizimar espécies de peixes do mar.

Somos o futuro de quem começou vender alimentos ruins embalados em frascos lindos, descartáveis e não degradáveis. Deu no que deu.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 OUT
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: