Sábado, 25 de Novembro de 2017 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 27/10/2017 às 15h12
Um trem ‘bão’ prá todos!

A Redação / Diário de Jacareí

Uma indicação do vereador Valmir do Meia-Lua (PSDC) sugere a volta dos trens de passageiros a Jacareí. Ele entende que a iniciativa é fácil de executar porque é necessário recuperar apenas três quilômetros de via férrea para ligar o bairro do Campo Grande à estação de Guararema, onde já existe trem de turismo rodando nos fins de semana.

Tecnicamente é fácil, principalmente se privatizar o serviço. Sabe-se, entretanto, que vai ser preciso quebrar barreiras para tornar a ideia politicamente viável. Também, não se pode negar que os caminhos políticos estão menos bloqueados do que estiveram outras vezes em tentativas semelhantes.

Uma delas foi do prefeito de Lorena, Arthur Ballerini (1989/92), ao reivindicar unir o Vale do Paraíba por trens de passageiros. Pedro Yves, prefeito de São José dos Campos (1990/92), bateu mais modestamente na mesma tecla: para ele, bastaria um veículo sobre trilhos que ligasse Jacareí a Taubaté com estações em pontos estratégicos para atender aos trabalhadores das fábricas locais. Deu em nada.

Valmir argumenta que o trem de Jacareí iria facilitar a vida de quem estuda ou faz tratamento em hospitais de Mogi das Cruzes e de quem trabalha na Capital. Diminuiria o problema do congestionamento diário da Via Dutra e da Marginal do Tietê, de Guarulhos a São Paulo; seria transporte mais barato e diminuiria o tempo do percurso em razão da preferência de tráfego que é dada ao trem.

Hoje, estamos caminhando para novos comportamentos. Há um aceno da classe política de ser mais sensível aos desejos da população até por necessidade de sobrevivência eleitoral. Em São José, o vereador Lino Bispo busca ajuda do deputado federal Márcio Alvino (PR), de seu partido, que já foi prefeito de Guararema duas vezes (2008/14), comprometeu-se a ser porta-voz de Jacareí em Brasília e, no assunto revitalização de trens, conhece “o caminho das pedras” (Foi marcada para mês que vem audiência no Ministério dos Transportes para tratar do assunto).

Iniciamos os primeiros passos como cidade turística. Por que também não compartilhar o trem já atuante com sucesso no trajeto Guararema-Luiz Carlos acrescentando Jacareí ‘na ponta de cá’ da linha?  Pode ser um bom começo.

É a nossa opinião.

Publicidade
Compartilhe

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

25 NOV
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Logos e Certificações: