Publicidade
Quarta-feira, 20 de Junho de 2018 | você está em »principal»Blogs»Filhos Brilhantes
Publicado em 12/01/2018 às 15h13
Bumerangue soma técnica, tradição e ousadia


BENEDITO VELOSO

José Carlos tem um sonho ousado. Transformar Jacareí na capital brasileira do bumerangue de papel. Papel reciclado, porém, o que não diminui a qualidade técnica e os princípios aerodinâmicos que dão sustentação aos helicópteros e aviões em voo, firmeza a automóveis na pista durante as corridas e ao beija-flor quando ao redor de flores preferidas em busca do néctar que os alimenta.

O bumerangue é um artefato conhecido pelo homem há mais de 20 mil anos, segundo os evolucionistas. Mas, que seja há cerca de 10 mil anos, como na conta dos criacionistas, o que já é um tempão considerável.

Diz certa lenda que Adão concebera o primeiro projeto do bumerangue durante uma briga com Eva: a mulher teria atirado nele um toco de árvore em forma de "L" (de Larápio!) e errou feio o alvo, falha que jamais aconecera com outros formatos de pau. Daí nasceu o machado de arremesso - arma de guerra muito usada pelos primitivos da Europa - e do machado, depois de uso consagrado na Austrália, o bumerangue.

Ano passado, depois de tudo, os biorritmos do destino cruzaram-se em Jacareí, com José Carlos Gonçalves Pereira, nascido e então morador de Jales (SP), apaixonando-se via Internet e casando de corpo presente com uma jovem (Cleide) de Jacareí. Mudou-se para cá e - como acontece com a maioria - elegeu a cidade como ponto de ancoragem definitiva.

Amante dos esportes, ele destacou-se por ter conduzido com outros a tocha olímpica da "Rio 2006"pelas ruas de Jacareí,  por ser professor de Xadrez e por se exibir em várias oportunidades como exímio arremessador de bumerangue de modelos que ele mesmo fabrica. Seus artefatos têm qualidades únicas, em comparação aos fabricados em outros países, o que tornou José Carlos conhecido mundialmente na modalidade.

Especialistas internacionais no arremesso e fabrico de bumerangues têm agora, quando acontece certa aceitação de novas modalidades, interesse nos artefatos projetados e fabricados por nosso "Filho Brilhante". Coincide, também, com os esforços da prefeitura em diversificar o apoio a novos esportes. Paralelamente, está sendo criada a secretaria municipal de turismo que, se depender dele, terá no bumerangue um poderoso atrativo.

Publicidade
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

20 JUN
Publicidade
Notícias

Artigos
Perfil do Blog
Filhos Brilhantes

Assuntos como cerimonial, teatro, literatura, música, pintura terão sempre pessoas da terra como protagonistas, a grande maioria de Jacareí

 


E-mail do autor: bvelosomc@gmail.com
Arquivo
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: