Publicidade
Sábado, 19 de Junho de 2021 | você está em »principal»Blogs»O Quinto Poder
Publicado em 02/04/2021 às 19h49
Parabéns, Jacareí


JOSÉ LUIZ BEDNARSKI

Este final de semana, Jacareí completou mais um ano de existência, para glória história do Vale do Paraíba, desenvolvimento agroindustrial do Estado de São Paulo e orgulho nacional.

As igrejas seculares mostram um pouco da rica trajetória nativa, cujo principal patrimônio é, todavia, imaterial - o caráter intimorato de seu povo operativo. 

Foi a cidade que mais cedeu de sua juventude ao heroísmo patriótico, consubstanciado simbolicamente nas figuras do corneteiro Jesus (patrono de uma das ruas mais charmosas do centro) e da estátua do soldado.

A metrópole é privilegiada pela passagem do Rio Paraíba, a embelezar de verde e marrom-natureza o interior da área urbana. As duas pontes levam o nome de Nossa Senhora (espera-se que a terceira também).

Ganhou de presente municipal novas estruturas de escoamento de águas pluviais em ruas centrais ainda de paralelepípedos ou lajotas sextavadas, o que é prenúncio de iminente asfaltamento.

O trânsito melhora paulatinamente seus índices de risco, sem necessidade de investir pesado na indústria da multa. O uso cotidiano de bicicletas continua uma das marcas afonsinas registradas e ganha ciclovias.

O mapa urbano foi planejado para que as quatro variantes concentrassem as indústrias e o transporte da produção ficasse facilitado pela proximidade com a Via Dutra, sem influenciar no trânsito da cidade.

Com o passar dos anos, essa organização foi naturalmente subvertida pelo espírito audacioso do empreendedor brasileiro, com o avanço da especulação imobiliária sobre aqueles espaços.

Atualmente, o polo industrial migrou em grande parte para o outro lado da rodovia mencionada. A lista de fábricas de porte é extensa e o proletariado tem ampla oferta de emprego.

Esse novo e promissor arredor está quase se ligando a arrabaldes privilegiados vizinhos. Todo esforço vale a pena para integração das malhas viárias, em busca de conturbação que facilite a vida das pessoas.

Os dois lamentáveis episódios recentes de simulacro de vacinação não toldam a comemoração movida a bolinho caipira. Há motivos para celebrar: Jacareí e Itapevi são cidades paulistas próximas da Capital.

Ambas equivalentes em habitantes e perfil industrial. Aqui morreram 348 de Covid-19, enquanto lá 3.769. Jacareí é mil vezes melhor.

Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUN
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Artigos
Perfil do Blog
O Quinto Poder

Coluna assinada pelo Promotor de Justiça da Cidadania, José Luiz Bednarski. Uma abordagem apartidária, com discussão aberta dos assuntos de interesse geral; o amadurecimento paulatino da cidadania, a força da população em diálogo com órgãos independentes representativos, como MP, Defensoria Pública e outras instituições criadas ou fortalecidas a partir daConstituição de 1988.


E-mail do autor: joseluizbednarski@gmail.com
Arquivo
Publicidade
14/01/2021
Santos e Palmeiras disputam a final da Taça Libertadores no dia 30 de janeiro, às 17h, no Maracanã. Na sua opinião, qual dos dois será o campeão?

Nenhuma enquete encontrada!

Logos e Certificações: