Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 30/03/2018 às 19h01
Assim na Terra como em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí

“Assim na terra como no Céu” é uma frase por demais conhecida, até porque já foi nome de novela da Rede Globo nos anos 70. Menos conhecidas são as interpretações que ela abriga. Em filosofia usa-se a comparação para afirmar que o comportamento humano é semelhante nas grandes e nas pequenas sociedades, com grandes e pequenas atitudes.

Assim, é correto dizer, por exemplo, que os acontecimentos políticos desastrosos que em grande escala acontecem no Brasil podem se repetir em Jacareí em menores proporções. Em muitos casos, os agentes públicos tendem a assemelhar-se.

A boa notícia é que existem possibilidades de evitar que o pior se repita, caso os eleitos para o governo da cidade tiverem vontade de aprender com o erro nacional. É a forma menos traumática de governar com êxito e impedir o mal de prosperar; “colocar barbas de molho”, recomenda o povo. Nesse ponto, dá para perceber que o prefeito Izaias Santana (PSDB) vai relativamente bem pelo que mostram até agora seus principais atos administrativos.

A preocupação mora em observarmos que já estamos próximos da metade do segundo ano de mandato da atual equipe e ainda não se perdeu a cômoda mania de ‘olhar pelo retrovisor’ e responsabilizar a administração passada.

Também se notam desentrosamentos entre algumas secretarias e atritos dentro de uma mesma turma nas tomadas de decisões. Existem responsáveis por departamentos que agem como se fossem o prefeito, e não simplesmente quem ajuda a cuidar para que a máquina ande.

Outra queixa comum é a falta ambientação (ou de vontade) de nomeados, em que cada membro se sente dono de um pedaço que teria lhe sido doado como ‘pagamento de fatura’ de campanha, e basta.

Estamos em ano eleitoral. Os nervos andam acirrados, principalmente no grupo que está ‘de molho’ por ter sido posto fora do poder. Finalmente, é bom lembrar que já começamos nos distrair com a Copa 2018, preocupados em dar ‘o troco’ dos 7 x 1 para a seleção alemã. A depender dos resultados, quando voltarmos à realidade poderá ser tarde.

Recomenda-se uma atitude preventiva já. Vai que o Brasil não ‘leva’ a Copa!?

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (2)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Rafael   3 mêses atrás
Vcs sao um orgao de imprensa.Se ha atritos dentro de uma mesma turma ou falta de vontade de nomeados, vcs tem o DEVER de citar as secretarias e cidadoes envolvidos.Este editorial foi provinciano e com cara de coluna de fofoca.Da proxima vez, deem nomes aos bois. Um presidente caiu por acao neste...
Respostas (1)
Rafael   3 mêses atrás
...sentido por orgaos como Estadao, Folha e Veja atuando sem medo. O q acha ki fariam contra vcs? Tenham colhoes.
16 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: