Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 01/03/2018 às 17h03
Carreta da Mamografia atenderá em Jacareí durante duas semanas
A Redação / Diário de Jacareí
Gilberto Marques/A2img
Gilberto Marques/A2img
A Carreta da Mamografia ficará no estacionamento do Parque dos Eucaliptos, localizado na Av. Nove de Julho, região central

A Carreta da Mamografia, equipamento que faz parte do programa ‘Mulheres de Peito’, do Governo do Estado de São Paulo, chegará a Jacareí na próxima segunda-feira (5) e iniciará os atendimentos na terça-feira (6). O serviço estará disponível até o dia 22 de março.

A vinda da unidade foi possível após um pedido para atendimento regionalizado feito pelo deputado estadual Hélio Nishimoto (PSDB) ao secretário estadual de Saúde, David Uip. O documento entregue pelo deputado à secretaria foi assinado pelos prefeitos de Jacareí, Igaratá, São José dos Campos, Jambeiro e Monteiro Lobato.

“Como o programa possui quatro carretas para percorrer os 645 municípios do Estado, não havia previsão para a vinda a Jacareí, talvez só em 2019. Foi então que pensamos no atendimento regionalizado, ou seja, ao invés de atender apenas mulheres do município que recebe a carreta, consegui que outras quatro prefeituras concordassem que Jacareí fosse a ‘cidade polo’ e que as munícipes dessas outras cidades também pudessem ser atendidas”, explica o parlamentar.

ATENDIMENTO - A Carreta da Mamografia estará no estacionamento do Parque dos Eucaliptos, localizado na Avenida Nove de Julho, região central, com atendimento entre os dias 6 e 22 de março. Serão distribuídas 50 senhas de segunda a sexta-feira para atendimento no mesmo dia, das 9h às 17h e aos sábados, 25 senhas, das 9h às 12h.

Mulheres acima de 50 anos, não precisam de pedido médico, apenas do RG e cartão SUS. Quem tem entre 35 e 49 anos deve estar munida de pedido médico, cartão SUS e RG. Os pedidos médicos podem ser feitos por enfermeiras das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

0800 - Além das unidades móveis, o programa oferece um serviço complementar de rastreamento do câncer. Mulheres com idades entre 50 e 69 anos podem agendar os exames em um dos 300 serviços com mamógrafos espalhados por todo Estado, por meio do telefone 0800 779 0000.

Caso seja detectado alguma alteração nos exames realizados nas carretas ou nos serviços agendados por telefone, a paciente será encaminhada para acompanhamento e tratamento em unidades da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer mais perto de sua residência.

SERVIÇO
PROGRAMA ‘MULHERES DE PEITO’
Carreta da Mamografia
As unidades móveis contam uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos, além de um médico ultrassonografista. As unidades geralmente são instaladas em lugares estratégicos dos municípios e têm capacidade de atender até 50 mulheres por dia. As imagens captadas com os exames são encaminhadas ao Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), e o resultado sai em até 48h.

O programa ‘Mulheres de Peito’ já realizou mais de 150,1 mil mamografias, e cerca de 2 mil mulheres já foram encaminhadas para tratamento oncológico em unidades estaduais. As carretas já percorram cerca de 200 localidades em todo o Estado.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: