Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 09/02/2018 às 14h26
Cinzas só na quarta-feira
A Redação / Diário de Jacareí

Depois de três anos ausente da avenida, volta o carnaval de rua que o jacareiense sempre “curtiu muito”, como se diz na linguagem da folia, e como registram as histórias do passado recente.  Os mais vividos relembram, com suspiros de nostalgia, personagens que davam o sangue pelo brilho da festa: Biagino Chieffi, Telê Rodrigues, Maria Amélia Mercadante, Romeu de Barros, Margarida Pires, Chagas e Silva; dos clubes Trianon, Ponte Preta e Elvira, e da sempre presente banda do Luiz Moreira “que puxava os foliões para as ruas”.  Sem falar do “quartel-general dos carnavalescos”, o Bar Brasil, de onde saiam as estratégias da nobre missão de levar alegria ao povaréu. Não havia como não se envolver; bons tempos aqueles.

Depois o mundo virou, revirou e a festa perdeu o encanto. Vieram as escolas de samba que tentaram manter a espontaneidade de outrora o que em parte retardou a queda total, que em 2014 aconteceu: Jacareí ficou sem carnaval de rua, engolido pela sofisticação da burocracia, da qual ninguém escapa quando envolve dinheiro público.

Hoje, com as contas mais controladas, a administração pública cedeu à pressão da demanda reprimida dos foliões e abriu o cofre para o carnaval na avenida e nos recintos sob sua competência. Isso já resultou na eleição da corte do Rei Momo e dele próprio, com muito barulho como era de esperar-se. 

Agora é sua vez. A população tem que fazer a parte que lhe toca prestigiando apenas, ou, se pertencer a uma das escolas, ajudando o ano inteiro na arrecadação de recursos e organização da festa seguinte. Em Guaratinguetá, por exemplo, onde se faz o mais organizado carnaval da região, os ingressos mais caros já estão todos esgotados. Eles também pararam os mesmos três anos que paramos por aqui.

Vamos ter escolas e blocos desfilando e matinês em bairros. Cabe-nos ocupar os locais da folia com ordem e sentimento de quem recebe de volta aquilo que nos pertence e temos que zelar para que cresça. Vamos mostrar que o esforço valeu e deve aumentar. Evitemos que os próximos 360 dias sejam apenas das cinzas de uma tentativa perdida.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: