Quarta-feira, 18 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 26/02/2018 às 16h34
Empreendedorismo é tema de curso da Fibria para jovens em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Divulga??o
Divulgação
Vista interna da unidade fabril da Fibria, no distrito de S?o Silvestre, em Jacare?

A Fibria promove projetos de desenvolvimento local, focados no protagonismo das comunidades que vivem próximas de suas operações. Uma iniciativa recente em Jacareí foi o Laboratório de Ideias, que envolveu 22 jovens do distrito de São Silvestre (região oeste), onde a unidade fabril está localizada.

A iniciativa foi viabilizada por meio do programa Rede Responsável, que reúne organizações que incentivam o investimento socioambiental em programas e projetos para fortalecer os processos de desenvolvimento local, por meio da estruturação de redes para troca de informações, produtos e serviços.

Idealizado pelo coordenador de Sistema de Gestão da Fibria, Leandro Andreatta, e pelo consultor de Sustentabilidade da empresa, Adriano Martins, o curso gratuito contou com sete encontros, durante três meses. Foram abordados temas como criatividade, inovação e empreendedorismo, totalizando vinte e uma horas de atividades.

Andreatta tem experiência em empreendedorismo e já ministrou sete cursos para empresários. Ao receber o convite, ele se dedicou a adaptar o conteúdo - repleto de técnicas modernas como design thinking, inovação de valor, criatividade aplicada, inovação colaborativa e executive coaching - para os jovens, a maioria com idade entre 16 e 20 anos.

"Fiquei muito satisfeito com o envolvimento dos participantes, que se dedicaram e mergulharam no desafio. É extremamente gratificante ver os resultados e testar a metodologia do curso com um novo perfil de público. Foi um prazer ajudar e imaginar novas possibilidades profissionais para esses jovens", diz o coordenador.

Divididos em três grupos, os alunos foram instigados a transformar suas ideais em propostas de valor, para depois formatarem modelos de negócios. Para isso, precisaram levar em conta os diversos aspectos que envolvem uma empresa, como administração, finanças, marketing e recursos humanos.

O encerramento ocorreu em fevereiro, com a realização de evento em que os participantes puderam apresentar os projetos desenvolvidos para a comunidade, família e amigos.

PROJETOS - O trabalho em equipe resultou em projetos variados: confecção de pão de queijo, com cores e recheios inovadores; criação de serviços para açougue - como delivery, kits de produtos e atendimento por whatsapp - e estratégia para venda em e-commerce de artesanato, com a participação de integrantes do projeto Mãos que Valem, também apoiado pela Fibria.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

18 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: