Quarta-feira, 18 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 16/12/2017 às 00h42
Izaias faz balanço e diz que 1º ano foi para ‘colocar a casa em ordem’
A Redação / Diário de Jacareí
Alex Brito/PMJ
Alex Brito/PMJ
O prefeito Izaias durante expediente em seu gabinete

Depois de vencer as eleições municipais de 2016 com 47.286 votos e encerrar o ciclo de dezesseis anos de PT em Jacareí, o prefeito Izaias Santana (PSDB) finaliza o primeiro ano do mandato (2017/2020) afirmando que o ‘balanço é positivo’.

A gestão tucana procurou colocar a casa em ordem, empenhando-se para enxugar gastos sem prejudicar os serviços prestados à população, além de ajustes nos investimentos para as áreas de maior necessidade no município. “Apesar da boa administração em 2017, ainda há muito trabalho a ser realizado em Jacareí, principalmente nas áreas de Infraestrutura, Saúde, Mobilidade Urbana e Educação”, pondera Izaias.

Entre os compromissos firmados durante a campanha eleitoral, ocorreu a inauguração da UPA infantil ‘Dr. Thelmo de Almeida Cruz’. Foi dado início ao programa de asfalto no município pelos bairros Jardim Panorama, 22 de Abril e Bela Vista I e II, todos na região oeste da cidade. As avenidas Lucas Nogueira Garcez, Nicola Capucci, São Jorge e as ruas Fornovo di Taro, Carlos de Campos e Crisântemos também foram recapeadas.

A operação de tapa-buraco visitou mais de 60 bairros e, para evitar enchentes, foi realizada a limpeza de 15 córregos e 180 bocas de lobo. Além disso, a manutenção das estradas rurais foi desempenhada de forma ininterrupta.
O prefeito Izaias afirmou que, um dos grandes focos da administração em 2017 foi atuar na área da Saúde. “Regularizamos o estoque de medicamentos que estava deficiente no início do ano e conseguimos diminuir em 52% a demanda reprimida por exames”, afirmou.

Em relação aos investimentos na área de Educação, a prefeitura retomou obras de três creches (Parque dos Príncipes, Jardim Santa Marina e Jardim Colônia) e anunciou a construção de outras três (Jardim Maria Amélia, Parque Imperial e Centro). Também foi elaborado o projeto da creche do distrito Parque Meia-Lua, que receberá, aproximadamente, 400 crianças.

Além disso, foram celebrados onze contratos para reformas e ampliações das EMEFs Parque Imperial, Beatriz Junqueira, Joaquim Passos e Silva, Ricardina, Professor Aluízio Amaral, José Turci e Igarapés e EMEIs Zilda Arns, Afonsino Vilhena da Silva, Antônio Joaquim Mesquita e Rio Comprido.

Para organizar o trânsito no município, que era alvo de constantes reclamações de munícipes, o prefeito de Jacareí criou a Secretaria de Mobilidade Urbana. “Com os trabalhos da nova pasta, estabelecemos a rota de cargas pesadas e reduzimos 51% da mortalidade no trânsito. O reconhecimento facial de idosos embarcou no transporte público, e inauguramos mais 6 km de malha cicloviária”, afirmou.

A administração também liberou o estacionamento na Rua Barão de Jacareí, na região central. A medida contou com o apoio dos comerciantes e munícipes que utilizam a via.

LIMPEZA E REVITALIZAÇÃO – Foram revitalizados os dois cemitérios municipais (Avareí e Parque Santo Antônio), o Viveiro Municipal e também 15 praças: Expedicionário, Jardim Santa Maria (Praça do Ipê), Campo Grande, Cecap, Cidade Salvador, Jardim do Vale, Jardim Real (quadra), Jardim Santa Marina, Santa Rita, Praça Riachuelo no Centro, Jardim Pitoresco, Vila Machado e Jardim Emília.

Também foram reestruturados 15 equipamentos esportivos, como por exemplo, a quadra da Casa Viva Vida, na região central, que deverá receber cobertura no ano que vem. Já os serviços de capina visitaram todos os bairros da área urbana mais de quatro vezes, incluindo nos trabalhos limpezas de guias e ruas de paralelepípedos.

Valorização do servidor e
Plano de Carreira da GCM

A nova administração municipal em Jacareí também se empenhou na valorização do servidor público. “Criamos o plano de carreira da Guarda Municipal e nomeamos mais 30 servidores para o efetivo. Iniciamos o processo de revisão do adicional de insalubridade e demos fim às disputas judiciais pela contagem de tempo de serviço em outros vínculos”, reforçou o prefeito Izaias Santana.

O prefeito de Jacareí salientou que 25% dos cargos em comissão são privativos de servidores efetivos (cerca de 80% do SAEE e 50% da Saúde). Além disso, de acordo com o prefeito, 1.394 servidores tiveram aumento real no salário (variando entre 10,64% e 26,82%).

ECONOMIA – Nas finanças, o valor do IPTU não sofreu reajustes e foi determinada a revisão de contratos para enxugar gastos, foi proposto o parcelamento e anistia de 90% de multa e juros para inadimplentes. Além disso, a Prefeitura de Jacareí acatou decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) e reconheceu a prescrição da taxa de lixo de 1998 e 1999.

NOVA GESTÃO DO SIM – Ainda no setor de Saúde, a Prefeitura assinou contrato de R$ 13,65 milhões por ano com Sociedade Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM) para a gestão do Sistema Integrado de Medicina de Jacareí (SIM). A expectativa é que sejam realizadas 200 pequenas cirurgias por mês, 2.020 exames por ano e ainda aumentar de 12 mil para 18 mil por mês as consultas com especialistas.

O ano de 2017 também foi marcado por algumas inovações na administração municipal. Foi dado início ao projeto ‘Bem Morar’, coordenado pela Fundação Pró-Lar de Jacareí, que promoveu reformas de baixo custo e de rápida execução em moradias de famílias de baixa renda, com início dos trabalhos no bairro Jardim do Vale (região sul).

O SAAE anunciou obras de saneamento no município na ordem de R$ 10 milhões. O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador registrou um aumento de 64% em pessoas recolocadas no mercado de trabalho.

Em entrevista ao Diário de Jacareí, o prefeito Izaias Santana afirmou que 2017 foi um ano de muito esforço e trabalho para reestruturar a cidade e ainda criar investimentos mesmo com impedimentos financeiros. “Seguiremos empenhados em trabalhar por Jacareí e fazer em 2018 uma gestão ainda melhor”, concluiu.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (7)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

Lazaro Machado   7 mêses atrás
Cade o uniforme da rede municipal???Eu moro na regiao do jd. sta. marina e a av. sao jorge foi fresada e somente recapeada um trecho ficando para nos moradores o transtorno dos buracos tampados as pressas devido as chuvas.Que planejamento em prefeito.Parabens a secretaria de infra pelo cronograma.
Rafael   7 mêses atrás
A lei brasileira diz que cada gestao iniciara seu PPA (Plano Plurianual) de 4 anos, no inicio do ano seguinte a eleicao, lei criada ainda na epoca de presidente FHC, no intuito de amenizar a falta de continuacao de projetos, por qstoes politico eleitorais.Tudo realizado...
Rafael   7 mêses atrás
em 17, foi um resquicio do PPA da gestao anterior.Apartir do proximo janeiro, vem finalmente a gestao tucana.QQr rearranjo na saude, educacao, obras de infraestrutura...
Rafael   7 mêses atrás
pode ser creditada a atual gestao. Eh bom teclar estas informacoes para q incaultos nao sejam ludibriados por comentarios carregados de ressentimentos e rancores..Que Jacarei, independente das cores do executivo, tenha 4 anos iluminados, pois nascer nesta terra...
Rafael   7 mêses atrás
me enche de orgulho e estarei sempre torcendo e ajudando dentro de minhas possibilidades tbm. Faca sua parte, a mais facil delas eh a seguinte: consuma no comercio local,antes de ir correndo p nossa vizinha, isso ja ajudaria em mto nosso municipio, pense nisso, feliz 2018!
Adriano Noronha   7 mêses atrás
com benefícios e regalias na cidade, vms tirar esse Isaias e o PSDB da nossa cidade e do Brasil. Bolsonaro neles.
Adriano Noronha   7 mêses atrás
Foi mesmo mas pra colocar as contas mais gordas aos empresários e os ricos de Jacareí, foi isso que ele vez e vai fazer, esse partido só voltou para ajudar os empresários e os ricos da cidade, e ferrar nos a população mais humilde. acorda Jacareí ou voltaremos a 20 anos atras com os ricos somente
18 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: