Segunda-feira, 16 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Esportes
Publicado em 04/04/2018 às 15h52
Jacareí recebe etapa inicial do Brasileiro de Canoagem
A Redação / Assessoria de imprensa
Cristina Reis/PMJ
Cristina Reis/PMJ
A Represa do Jaguari é considerada um dos ‘cartões-postais’ de Jacareí

A Represa Jaguari, em Jacareí, será tomada por mais de cem canoas neste sábado (7), a partir das 8h. A ação faz parte da 1ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Havaiana – V1, V1R e V2R, que acontece pela primeira vez na cidade. De acordo com a Secretaria de Esportes e Recreação, que apoia o evento, são esperados 150 competidores. Haverá local adequado para o público assistir ao evento gratuitamente.

O secretário de Esportes, Marcelo Fortes, explica que uma das razões para Jacareí sediar o campeonato é que existe, na cidade, uma base dessa modalidade com atletas que disputam o circuito nacional e provas internacionais, como mundiais e sul-americanos.

“A cidade pode se tornar uma referência nessa modalidade com a realização desse evento. Com isso a gente pode fomentar a prática da canoagem havaiana no município com a ajuda de investidores”, avalia o secretário.

Fortes destaca ainda que o evento também ‘explora’ um dos cartões-postais da cidade, que é a Represa Jaguari.

A disputa será nos percursos de 6 km (duração média de 45 minutos), 9 km (duração 1 hora) e 16 km, com duração de 2h15min. A competição é dividida nas seguintes categorias feminino e masculino; Júnior até 16 anos e Júnior até 19 anos; Para va’a (atletas com necessidades especiais); Open; Master 40+ (entre 40 e 49 anos); Master 50+ (entre 50 e 59 anos); Master 60+ (entre 60 e 69 anos); Master 70+ (acima de 70 anos); categorias em duplas Open masculino e feminino e Misto.

JOGOS PARALÍMPICOS - Também conhecida como canoa Polinésia ou Va’a, a havaiana é uma modalidade de canoagem feita num casco de aproximadamente 14 metros de comprimento e 50 cm de largura, feita inicialmente para colonização de terras. Atualmente, as canoas são usadas em grandes travessias oceânicas em qualquer tipo de mar ou em competições de sprint em águas paradas.

No Brasil, a modalidade chegou em 2001 em Santos. O esporte ainda não é olímpico, mas a modalidade para atletas portadores de necessidades especiais (PNE), o para va’a, foi alçado a esporte paraolímpico para os próximos Jogos Paralímpicos.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

16 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: