Publicidade
Sábado, 24 de Julho de 2021 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 13/05/2013 às 10h25
Museu do Folclore inaugura brinquedoteca em São José
A redação / Assessoria de Imprensa
Divulga??o/FCCR
 Divulgação/FCCR
O novo espa?o funcionar? ao lado da Biblioteca Maria Am?lia Corr?a Giffoni, que fica em pr?dio anexo ao da exposi??o permanente do Museu do Folclore

O Museu do Folclore de São José dos Campos, ligado à Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), inaugura, nesta quarta-feira (15), às 16h, uma brinquedoteca. A inauguração terá uma programação especial. O novo espaço funcionará ao lado da Biblioteca Maria Amália Corrêa Giffoni, que fica em prédio anexo ao da exposição permanente do Museu do Folclore. Ela é destinada a crianças em idade pré-escolar e alunos do ensino fundamental.

O projeto da brinquedoteca foi elaborado pelo Centro de Estudos da Cultura Popular (CECP) – organização social responsável pela gestão do Museu do Folclore – e considerado pela Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Programa de Ação Cultural 2012, como um dos melhores do Estado de São Paulo. O reconhecimento valeu ao CECP um prêmio de R$ 50 mil, possibilitando a montagem do equipamento.

APOIO - Para elaborar o projeto da brinquedoteca e realizar sua montagem, o CECP contou com o apoio técnico do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP) e com a colaboração do Senac de São José dos Campos, que fez o projeto de design de interior do espaço, após tomar conhecimento da iniciativa por meio das reuniões do movimento Rede Social, que reúne diferentes organizações e entidades sociais do município.

DIFERENCIAL E FUNCIONAMENTO - Um dos diferenciais da brinquedoteca do Museu do Folclore é exatamente o seu acervo, formado por quase 200 brinquedos populares criados por artistas e artesãos de São José dos Campos e região; e até de outros estados. Os brinquedos também poderão ser emprestados, visando incentivar as crianças ao cuidado e uso coletivo. Ainda farão parte do acervo livros infantis, CDs e DVDs voltados à cultura popular.

“A brinquedoteca não será apenas um espaço novo, mas um projeto em desenvolvimento constante. Nós queremos estimular a criatividade, a convivência, a sociabilidade, a apropriação e o respeito pelo patrimônio material (o brinquedo) e o imaterial (a ação de brincar) por parte das crianças”, explica a cientista social e presidente do CECP, Angela Savastano.

O novo espaço ficará aberto de segunda a sexta, das 9h às 17h, e aos sábados, das 14h às 17h, e poderá ser utilizado de forma espontânea ou agendada. A partir da inauguração passará a integrar o roteiro de visitas ao Museu do Folclore. Além disso, também serão programadas atividades externas com a utilização de brinquedos do acervo.


SERVIÇO
Museu do Folclore de São José dos Campos
Avenida Olívio Gomes, 100, Parque da Cidade, Santana
Informações pelo telefone 3924-7318.

Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

24 JUL
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Notícias
facebook
Blogs
Publicidade
Logos e Certificações: