Quinta-feira, 19 de Julho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 26/01/2018 às 19h06
Ninguém está tão alto que fique acima da lei
A Redação / Diário de Jacareí

Porto Alegre (RS), 24 de janeiro de 2018; renasce a esperança de um novo Brasil. Desembargadores do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) confirmaram a sentença do juiz federal Sérgio Moro, de Curitiba, que condena o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do tríplex do Guarujá, e ampliaram a pena de nove anos e seis meses de prisão para 12 anos e um mês, a ser aplicada depois de esgotados os recursos da defesa. O fato abre espaço para enquadramento de Lula na ‘Lei da Ficha Limpa’, que poderá impedi-lo de candidatar-se a qualquer cargo nos próximos oito anos.

No caso, é a ‘punição exemplar’ o motivo do renascimento de nossa esperança, independentemente de quem seja o agente condenado. Se até quarta-feira passada a justiça brasileira parecia, perante a opinião pública, propícia a ceder no julgamento de qualquer figurão da República, as canetadas de três desembargadores, João Pedro Gebran Neto, Leandro Paulsen e Vitor Laus, acabaram com quaisquer dúvidas. E pudemos respirar aliviados.

De nada valeram as bravatas dos partidários de Lula que atacaram a Justiça na tentativa de intimidá-la com declarações de “briga de rua” de que “vai correr sangue”, de que o único julgamento aceitável seria a absolvição e de que “não haverá eleição este ano sem Lula Candidato”, dentre outras.  Baseados no processo, os magistrados fizeram seu trabalho. De lambujem também elogiaram o desempenho dos demais envolvidos, com destaque para frase do juiz Sérgio Moro de que “não importa quão alto você esteja, porque a lei estará sempre acima de você”.

No que cabe a Jacareí, estamos certos de que o novo ar do bem-vindo “sopro” gaúcho renovará o ânimo dos governantes locais. Esse “Minuano quente” traz certeza de que servir o povo e não de servir-se do povo, como era moda até o surgimento da Operação Lava-Jato; não é sacrifício, é dever de honradez.

Aqui há muito por fazer, mas o faremos com fé, respaldados pelos poderes constituídos que mostraram a que vieram: atitude esperada numa República que se preze.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

19 JUL
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Publicidade
Logos e Certificações: