Publicidade
Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Cidade
Publicado em 01/05/2018 às 11h28
Paulo Freire será tema de evento da Educação municipal em Jacareí
A Redação / Diário de Jacareí
Divulgação
Divulgação
Educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire, que faleceu no dia 2 de maio de 1997, é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial

A Prefeitura de Jacareí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá a ‘Semana Paulo Freire 2018’. O evento começará nesta quarta-feira (2) e se estenderá até sexta-feira (4), com o tema ‘Histórias de Vida, Leituras de Mundo’. A iniciativa tem por objetivo homenagear e divulgar as contribuições de Paulo Freire junto aos educadores, gestores e alunos, principalmente da EJA - Educação de Jovens e Adultos - do município.

Educador, pedagogo e filósofo brasileiro, Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. Ele faleceu no dia 2 de maio de 1997; se estivesse vivo, completaria em setembro 97 anos.

Nesta quarta-feira (2), na abertura do evento, às 14h, no auditório da própria Secretaria (Rua Lamartine Delamare, 69, Centro), será realizada uma palestra com a professora Êda Luiz, coordenadora geral do CIEJA (Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos) de Campo Limpo (SP), que vai compartilhar suas experiências de sucesso. A palestra será a abertura oficial de um trabalho já em andamento.

De acordo com a pasta, há praticamente um mês, as escolas estão desenvolvendo, além dos projetos já previstos no planejamento que se referem à alfabetização e ampliação de conhecimentos, uma série de ações, atividades e vivências que contemplam as histórias de vida deste educador e dos alunos, bem como suas percepções e leituras de mundo, e as expectativas quanto à Educação de Jovens e Adultos.

Além da palestra, haverá ‘Círculos de Cultura’ nas escolas, com rodas de conversa, música, saraus, exposições, mostras, danças e apresentações, valorizando a cultura e o contexto dos alunos e da comunidade do entorno das unidades escolares.

A PALESTRANTE - A professora Êda Luiz começou a lecionar aos 15 anos, como professora substituta, quando ainda cursava o antigo magistério. Formou-se em 1965. Foi professora na escola rural em Cotia (SP) e trabalhou três anos no Educandário D. Duarte, em São Paulo.

Em 1970 foi educadora na antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). Efetivou-se na escola Monsenhor Baptista, onde trabalhou com educação infantil. Em 1983, começou a trabalhar com Educação de Jovens e Adultos (EJA), na Escola Pracinhas da FEB.

Nesse período conheceu o educador Paulo Freire em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É autora do Programa CIEJA e, atualmente, é coordenadora geral da CIEJA - Campo Limpo.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: