Publicidade
Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Editorial
Publicado em 20/04/2018 às 15h21
Pobre do país que não lê
A Redação / Diário de Jacareí

Muitos frequentadores de redes sociais, principalmente os do WhatsApp, estiveram próximo de entrar em pânico na quarta-feira (18), quando circulou um vídeo em que a senadora Gleisi Hoffmann, presidente do PT, “pede para terroristas do Estado Islâmico invadirem o Brasil para soltar Lula”, conforme título do referido filminho.

À noite, um site especializado em analisar a veracidade desse tipo de informação desmentia a postagem, mas, como sempre, muitos preferiram ficar com a notícia ‘bombástica’ do que conferir a veracidade do vídeo; continuaram espalhando a mentira. Os criadores do boato apostaram na falta de ‘prática’ de muitas pessoas em interpretar o que leem. Basta assistir à cena: Gleisi (se o vídeo for verdadeiro) faz um apelo à comunidade árabe (não ao EI) sobre a prisão do ex-presidente, mas em nenhum momento pede que tomem de assalto nosso país.

Pesquisa do Ibope, de maio de 2016, denominada ‘Retratos da Leitura no Brasil’, aponta que “44% da população brasileira não leem, e 30% “jamais compraram um livro”. A Secretaria Municipal de Educação esforça-se para diminuir esse quadro, ciente de que para dominar um povo basta impedi-lo de pensar. No Brasil, essa deficiência, jamais assustou a população que deveria rechaçar o mal de não pensar. De modo contrário, o ‘outro lado’ aposta na ignorância para executar seus planos de domínio; massa alienada que usa o cérebro para futilidades e rejeita o que a faria evoluir é presa fácil dos espertalhões.

Assim, o lançamento da campanha ‘Jacareí Cidade Leitora’, na quinta-feira (19), na Biblioteca Municipal, precisa ser abraçado por todos, sem exceção, pois é certo que vai frustrar de maneira direta planos de pretensos dominadores. Quem lê aprende a pensar direito e defender-se da malandragem geral; a leitura constante edifica e liberta.

Aquele que está habituado a raciocinar sobre notícias, por exemplo, sabe que uma senadora não se exporia em convocar terroristas a invadirem o Brasil, mesmo para libertar um correligionário condenado da Justiça; seria ‘tiro no próprio pé’. Triste seria o país cuja senadora fizesse tal molecagem. Pobre do país em que a maioria não entende o que lê.

É a nossa opinião.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: