Publicidade
Sexta-feira, 22 de Junho de 2018 | você está em »principal»Notícias»Geral
Publicado em 23/04/2018 às 15h52
Prefeitura de São José lança obra de ponte estaiada na região do Colinas
A Redação / Assessoria de imprensa
Claudio Vieira/PMSJC
Claudio Vieira/PMSJC
O megaempreendimento, entre as avenidas São João e Jorge Zarur (ao lado do Shopping Colinas), será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento)

A Prefeitura de São José dos Campos lançou, nesta segunda-feira (23), o edital para as obras do Arco da Inovação, uma ponte estaiada que ajudará a desafogar o trânsito no principal ponto de congestionamento da cidade.

O megaempreendimento, entre as avenidas São João e Jorge Zarur (ao lado do Shopping Colinas), será financiado pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A previsão de entrega é de 14 meses a partir do início da construção. O edital tem valor global de R$ 62,9 milhões.

Diariamente, 180 mil veículos passam pelo trecho com destino a todas as regiões da cidade. São 13 mil automóveis apenas nos horários de pico. O local também é um importante corredor de transporte público, por onde circulam 18 linhas e 60 mil trabalhadores em 1.246 viagens.

A abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas na construção será no dia 24 de maio. A assinatura do contrato e emissão da OS (Ordem de Serviço) estão previstas para ocorrer na primeira quinzena de junho. Pelo cronograma, a entrega será em agosto de 2019.

O projeto da ponte estaiada, apresentado pela Prefeitura nesta segunda-feira (23), alinha técnica e estética. O megaempreendimento, solução para a área de mobilidade urbana, desponta também como importante símbolo visual de São José dos Campos.

A PONTE - O Arco da Inovação foi projetado pelo engenheiro Catão Francisco Ribeiro, considerado o ‘pai das pontes estaiadas’. Premiado internacionalmente por seus cálculos em curva, também foi o responsável pela ponte Octávio Frias de Oliveira, na cidade de São Paulo.

Em São José, o Arco da Inovação será única ponte do Brasil em arco e curva.

O projeto prevê que, sob a ponte na rotatória do Colinas, sejam construídos dois viadutos (superior e inferior), que servirão de ligação entre as avenidas Jorge Zarur (sentido bairro) e Cassiano Ricardo. Esses acessos ficarão em formato de “x”.

O viaduto inferior terá 267 metros de comprimento e o superior, 349 metros. O mastro central terá 100 metros de altura.

Publicidade
Relacionadas
Comentários (0)

ATENÇÃO!

Os comentários publicados neste espaço são de responsabilidade de seus autores e não expressam
necessariamente a opinião do Diário de Jacareí


Por favor, faça o login antes de comentar

22 JUN
Publicidade
Notícias

Blogs
08/04/2017
A Prefeitura voltou a permitir o estacionamento rotativo pago, das 9h às 16h, na rua Barão de Jacareí. Vc concorda com a medida?
  • 46.1%
  • 40.7%
  • 7%
  • 6.2%
06/02/2017
Qual a sua opinião sobre a qualidade do serviços prestados pelo SAAE em Jacareí?
  • 34.1%
  • 31.9%
  • 24.1%
  • 9.9%
Publicidade
Logos e Certificações: